resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Vida, cidade e sentimento

2009 . Ano 6 . Edição 47 - 19/02/2009

Inaê Elias Magno da Silva

Há um ano, a seção Melhores Práticas da revista Desafios apresentava a reportagem intitulada "Cidadãos fazem outra cidade", que tratava da experiência de cidades no Brasil, a exemplo do que acontece em Bogotá, que estão construindo, por meio da sociedade civil organizada, indicadores de qualidade de vida para monitorar a gestão municipal e serem usados como parâmetros para cobrar resultados dos administradores públicos.

A certa altura, a matéria menciona uma pesquisa realizada com a população de São Paulo, que afirma ter a população sentimentos dúbios sobre a cidade.

"Depois de consultar grupos de diferentes faixas etárias e classes sociais e representantes de movimentos sociais, [a pesquisa] concluiu que a população tem sentimentos dúbios em relação à cidade", diz o texto. "A grande maioria dos entrevistados define São Paulo como 'caótica', destacando problemas de trânsito, carências de transporte público e dificuldades de acesso aos serviços e bens disponíveis. Muitos, no entanto, declararam-se 'apaixonados' pela cidade e confessaram que têm um sonho, qualificando-o como 'utopia': o de resgatar o orgulho de ser paulistano." (Desafios, ano 5, nº 39, 2008, p. 59).

Para a sociologia urbana, disciplina que vê a cidade como temática - causa e efeito da co-existência humana cotidiana em sociedade - e não exatamente como problemática - objeto de imperfeições a serem sanadas - não é surpreendente, tampouco dúbio, o sentimento expresso pelos paulistanos relativamente à cidade de São Paulo. Isso porque a construção e a reprodução dos sentimentos humanos de caráter social - aqueles que se apresentam como respostas subjetivas relativamente recorrentes no conjunto social ou no interior de um determinado grupo a um ou mais estímulos específicos - não seguem a mesma lógica cartesiana de causa e efeito que se pode emprestar aos produtos da razão.

O homus racionales e o homus economicus, sua derivação lógica, representam, ambos, fragmentações ideológicas do homem real. A completude do ser humano - ser acima de tudo social - encontra-se na complexidade que subjaz à existência concomitante, em um mesmo indivíduo, entre o sujeito que, em certas situações, elabora cálculos racionais e assim instrumentaliza sua ação social e aquele que, em outras, tem as emoções como motor primário de suas ações e representações.

Assim, quando o assunto é representação social urbana, a pluralidade de sentimentos e reações emocionais - e não necessariamente a dubiedade, posto que dubiedade é um termo que expressa um antagonismo que pauperiza a complexidade do fato emocional - constitui a regra, e não a exceção. Cálculos racionais do tipo "nesta cidade tenho emprego, casa, escola, lazer e transporte, logo sou feliz" não são aplicáveis ao tipo de relação predominante entre o citadino e sua cidade, aquela que, por ser seu hábitat cotidiano, é conformada por ele ao mesmo tempo que o conforma como sujeito social.

A despeito de, em muitos casos, a cidade reunir inúmeros problemas cujas soluções tendem a tornar mais qualitativa a vida das pessoas, ela será sempre um lar e, como tal, comportará sentimentos plurais e variáveis no tempo, no espaço, na forma e no conteúdo. Invariável no universo emocional do citadino é apenas sua complexidade inerente.

Uma vez que o fato emocional independe do estado objetivo das coisas e não resulta de um cálculo racional entre custos e benefícios, a investigação dos sentimentos do citadino em relação à cidade não configura o recurso metodológico mais adequado para avaliação da eficácia de planos e políticas públicas urbanas que visam à melhoria da qualidade de vida. Essa é uma resposta tipicamente racional que deve ser buscada ao nível da razão.

Mesmo para quem sonha com a ordem, é plenamente possível amar a vida em meio ao caos. Afinal, assim são os sentimentos.


Inaê Elias Magno da Silva é doutora em sociologia pela Universidade de Brasília e assessora técnica na Câmara dos Deputados

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334