resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Comparando Brasil e Áustria

2009 . Ano 6 . Edição 50 - 21/05/2009

Bernhard Leubolt

Neste artigo comparo as políticas sociais austríacas e brasileiras. Os exemplos selecionados para a análise são as políticas de assistência social e da previdência, sendo que maior ênfase é dada às políticas austríacas. A comparação não é fácil, pois os dois países são bem distintos: enquanto a Áustria é um pequeno país europeu, com oito milhões de habitantes e o nono maior PIB/capita mundial, de US$ 33.700, o Brasil tem tamanho continental, 184 milhões de habitantes e um PIB/capita de US$ 8.402. Por outro lado, ambos os países têm herança de um regime conservador fundado no corporativismo. O correspondente corporativista austríaco de Getúlio Vargas foi representado pela ditadura austro-fascista (1934-38) e o nazismo (1938-45). No pósguerra, o corporativismo austríaco continuou de uma forma menos autoritária, em governos movidos pela idéia do consenso nacional. Este consenso foi baseado em decisões políticas de "parceria social" com representantes de empresas e trabalhadores, significando tanto uma continuidade com o corporativismo como o fundamento da coesão social.

As políticas sociais e salariais decididos com base na "parceria social" resultaram em índices de desigualdade de renda menores que no Brasil (Gini: 0.29 na Áustria contra 0.57 no Brasil). O período das maiores reformas sociais foi entre 1970 e 1983, durante o governo do social-democrata Bruno Kreisky. Nessa época, a política austro-keynesiana era voltada ao pleno emprego e à universalização das políticas sociais, partindo de - e mantendo - vários elementos do conservadorismo. Por exemplo, ampliou-se uma transferência de renda para crianças introduzida ainda na época nazista.

Neste programa, a família recebia uma quantia em dinheiro por criança, variável conforme a idade (valores de hoje entre - 105,40 e - 152,70). Diferentemente do programa Bolsa Família, quem recebe o valor pelos familiares é o homem. O elo familiar das políticas sociais foi fortalecido pelas últimas reformas do governo conservador/neoliberal, no período entre 2000 e 2006. Notavelmente, por meio de um programa de transferência de renda que estabelece um auxílio para mães e pais - cuja renda seja inferior a - 16.200 anuais - cuidarem das crianças. Recebem, assim, - 436 mensais nos primeiros 30 meses de vida da criança. Como em 96,5% dos casos a mãe é beneficiária, esse teto de renda parece reforçar o papel tradicional das mulheres como donas de casa.

Nas políticas previdenciárias, o sistema austríaco guarda similaridades com o sistema brasileiro, salvo o fato de ser menos unificado. Esse traço tipicamente conservador é caracterizado por uma diferenciação de status, que varia por estado e categoria profissional A última reforma do sistema previdenciário ocorreu em 2003, quando a previdência complementar (privada e via empresas) passou a ser financiada parcialmente pelo Estado. Assim, mesmo com reformas, os principais traços conservadores permaneceram.

Desta forma, observamos importantes semelhanças nas políticas sociais da Áustria e do Brasil, especialmente no tocante ao traço conservador, cuja marca central é o forte foco familiar na assistência social.


Bernhard Leubolt, Pesquisador do núcleo Global Social Policies and Governance da Universidade de Kassel/Alemanha

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334