resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Livro do ano - Macroeconomia

2006. Ano 3 . Edição 25 - 3/8/2006

O consenso acerca da importância da estabilidade dos preços não inibe polêmicas em torno da política monetária. Muitos sugerem ceder um pouco à pressão inflacionária em troca de crescimento econômico. O problema é que, uma vez liberado, ninguém controla o custo de vida, e quem paga a conta é o trabalhador 

Por Lia Vasconcelos, de Brasília

macroeconomia2 

Inflação baixa favorece o poder de compra dos trabalhadores. Essa talvez seja a principal conclusão exposta no capítulo sobre macroeconomia do livro Brasil:O Estado de uma Nação. O coordenador, Roberto Iglesias, economista, professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e pesquisador do Centro de Estudos sobre Integração e Desenvolvimento (Cindes), analisa o desempenho da economia em 2004 e 2005 em termos de atividade, balança comercial, emprego e evolução scal; além de discutir a política econômica e as relações entre inflação e crescimento no médio prazo. Iglesias acredita que é muito difícil impulsionar o desenvolvimento com relaxamento na política monetária, dado ser praticamente impossível controlar o aumento da taxa de inflação. A fórmula, como mostra a história econômica recente do país, se desgasta em pouco tempo. "A aceleração da inflação, em conjunto com a percepção de uma política monetária frouxa, pode resultar em taxas crescentes, o que afeta negativamente o crescimento econômico", arma.

O cerne da questão é que o preço a ser pago pela manutenção dos baixos níveis de inflação talvez seja a redução do crescimento do emprego formal. Há os que defendem essa relação causal. Outros, como Iglesias, contestam-na. "O controle da inflação entre 2003 e 2005 não deteriorou as condições do mercado de trabalho, apesar de ter causado diminuição do crescimento econômico e pequena queda na produção industrial no terceiro trimestre do ano passado", diz. Os números do Instituto Brasileiro de Geograa e Estatística (IBGE) mostram que a taxa média anual de desemprego caiu de 12, 3% em 2003 para 11, 5% em 2004, e para 9, 8% no ano seguinte. A população ocupada cresceu 3, 2% em 2004 e 3% em 2005. Outra característica do período foi o aumento da população ocupada com carteira de trabalho assinada, de 1, 9% em 2004 e 5, 9% em 2005.

Para Iglesias, o descontentamento com o crescimento econômico deu margem a uma série de explicações para o fraco desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro entre 2004 e 2005. Uma delas: a busca por taxas de inflação muito baixas teria afetado negativamente a evolução da economia. Seguindo esse argumento, seria desejável trocar a rigidez da política monetária no combate à inflação por maior crescimento. No curto prazo, segundo Iglesias, isso provocaria crescimento com taxas de inflação maiores que as atuais. "No médio prazo, entretanto, não é possível manter uma relação positiva e estável entre taxas de crescimento e inflação. A experiência brasileira mostra isso. E a dinâmica de uma economia, no longo prazo, não depende só da política monetária adotada, mas de outros fatores, como investimento e educação", explica (veja grácos ao lado).

Apesar do consenso de que é fundamental perseguir a estabilidade de preços, a condução da política monetária ainda provoca muitas polêmicas. Na maioria dos países com um quadro macroeconômico organizado, a política monetária é conduzida por algum tipo de âncora: câmbio xo, metas monetárias, políticas monetárias com uma âncora implícita, ou metas inflacionárias. Este último é o sistema adotado no Brasil desde 1999, quando foi abandonada a âncora cambial. "O Brasil, pela sua história recente de estabilização, ainda não conseguiu consolidar uma inflação baixa e estável que se congure num ponto de convergência para a formação de preços na economia, mas o sistema do país não é ruim. A estabilidade e o controle inflacionário são fundamentais para o crescimento econômico no médio e no longo prazo", arma Iglesias.

macroeconomia1

Fonte: Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) * Médias ponderadas de taxas de inflação e crescimento por grupos de países. Seguindo o critério da Cepal, as taxas de inflação são ponderadas pela população, e as taxas de crescimento pela participação do PIB de cada país (em dólares constantes) no total do grupo, de acordo com as cifras d calculadas pela própria Cepal.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334