resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Deficiência do transporte pode bloquear agricultura

2009 . Ano 7 . Edição 55 - 17/11/2009

Vande Lage Magalhães

A região central do Brasil, composta pelo Centro-Oeste, Rondônia, Tocantins e parcelas adjacentes de Minas Gerais, Bahia, Piauí e Maranhão, com mais de 3 milhões de km2 ou 36% do território nacional, é uma região estratégica para qualquer programa de desenvolvimento para o País, por seu enorme potencial de recursos, sobretudo extrativismo mineral e produção agrícola.

Graças a inovações tecnológicas, onde se destaca a contribuição da Embrapa, o cerrado, bioma característico dessa região, passou a se constituir em uma fronteira agrícola extremamente dinâmica. A região já é a principal produtora de grãos do País, atingindo no ano agrícola 2003/04 85,4 milhões de toneladas ou 63% da Produção Nacional.

Essa região tem sido, nas últimas décadas, palco de um processo acelerado de ocupação econômica com expansão da fronteira agrícola, aumentos de produtividade, interiorização da produção industrial, criação e expansão de novos polos urbanos e de prosperidade no interior do Brasil, gerando fluxos significativos de transporte, tanto para o mercado interno como para exportação. Esse processo teve como elemento catalisador os investimentos do poder público na dotação de infraestrutura da região, principalmente na área de transporte.

Historicamente tem-se registrado não só no Brasil, como em outros países, exemplos importantes de processos de desenvolvimento e interiorização induzidos por investimentos em transportes, comprovando que tais investimentos, ao criarem melhores condições de acesso e escoamento às áreas produtoras, propiciam a dinamização econômica dessas áreas, alavancando o seu desenvolvimento e integração crescente ao resto do País. O desenvolvimento do próprio Centro-Oeste brasileiro, nas últimas décadas, é um caso emblemático desse processo., que teve início, efetivamente, na década de 1940 , com as ações da Fundação Brasil Central, mais especificamente a instalação das colônias agrícolas de Ceres (Goiás) e Dourados (Mato Grosso).

A partir dos anos 1950 o processo se acelerou. Nessa década o governo federal passou a induzir o deslocamento crescente de migrantes para as áreas do Planalto Central, principalmente a partir da construção de Brasília e da malha de infraestrutura daí resultante, o que se acelerou na década seguinte. Nesse período foram construídos grandes eixos de rodovias federais conectando o Centro-Oeste às demais regiões brasileiras, como a BR-040, ligando Brasília ao Sudeste, e a BR-153 (Belém-Brasília), que propiciaram a expansão da fronteira agrícola nos estados que compõem a área de influência deste plano, com intensificação das correntes migratórias, principalmente para o sul de Mato Grosso e Goiás e uma crescente organização de grandes e médias propriedades dedicadas à agricultura de exportação, insumos agroindustriais (soja, trigo, milho, cana, arroz) e à pecuária.

No início da década de 1970 essa tendência já estava consolidada, baseada em diversos produtos agrícolas de mercado externo e interno, além da pecuária, favorecida pelas características topográficas, tornando-se altamente mecanizada e tendo como consequência a elevação da produtividade. A integração com a dinâmica industrial da região Sudeste/Sul passou a ocorrer via encomendas ao setor de produção de máquinas, equipamentos e insumos agrícolas, que se desenvolvera intensamente a partir da segunda metade dos anos 1950.

O próximo ciclo de desenvolvimento regional pode ser identificado nas décadas de 1970 e 1980 . Nos anos 1970, ambiciosos programas de integração nacional e desenvolvimento regional foram lançados, focalizando principalmente o Centro-Oeste e a Amazônia, nos quais os investimentos em transporte como indutores de ocupação/integração territorial ocuparam papel de destaque.

Para a continuidade e mesmo aceleração deste processo de desenvolvimento, faz-se necessário um programa estratégico de aprimoramento e expansão da infraestrutura de transporte regional, principalmente da malha ferroviária.

Assim, propõe-se a implantação de 5 mil km de ferrovias fundamentais para a redução de custos de transportes para os fluxos crescentes de grãos e insumos agrícolas da região, nos próximos dez anos, a saber:

1) Paraná/Mato Grosso do Sul : Cascavel - Foz do Iguaçu e Cascavel - Guaira - Dourados - Maracaju (articulação da ferrovia ALL, Ferroeste e ligação com a Bolívia);

2) Minas Gerais/Goiás: Unaí - Pirapora - Brasília - Uruaçu ( integração da ferrovia Norte-Sul com a ferrovia Centro- Atlântica);- ligação Uberlândia - Itumbiara - Jataí - Alto Araguaia (integração Ferronorte - Ferroban/FCA) e ligação Itumbiara - Anápolis - Goiânia - Brasília (integração Ferrovia Norte-Sul com a FCA).

2) Minas Gerais/Goiás: Unaí - Pirapora - Brasília - Uruaçu ( integração da ferrovia Norte-Sul com a ferrovia Centro- Atlântica);- ligação Uberlândia - Itumbiara - Jataí - Alto Araguaia (integração Ferronorte - Ferroban/FCA) e ligação Itumbiara - Anápolis - Goiânia - Brasília (integração Ferrovia Norte-Sul com a FCA).

4) Mato Grosso - Continuação da Ferronorte (trecho Alto Araguaia - Rondonópolis - Cuiabá).

5) Mato Grosso - Pará - Tocantins, nova ferrovia com mil km de extensão - de Sorriso (centro norte do Mato Grosso) até Miracema de Tocantins, conectando as grandes áreas de produção de grãos do Mato Grosso, Tocantins e Sudeste do Pará ao Porto de São Luís, através das ferrovias Norte-Sul e Ferrovias de Carajás - São Luís.


Vande Lage Magalhães é mestre em economia pela Universidade de Vanderbilt (USA), foi secretário de Assuntos Internacionais do Ministério dos Tranportes (1979-82), diretor da Empresa Brasileira de Planejamento dos Transportes/GEIPOT (1982-85), diretor Presidente do GEIPOT (1991/92), secretário de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda (1993), superintendente de Estudos de Regulação da Agência Nacional de Transportes Terrestres-ANTT (2002-2004) e é assessor da Superintendência Executiva da ANTT desde 2004.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334