resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
O patrimônio histórico e o Estatuto da Cidade

2010 . Ano 7 . Edição 62 - 23/07/2010 - Edição Especial

Carolina Bayma Cavalcanti

Uma questão freqüente nos programas de requalificação de sítios históricos é como tratar a população que habita estes locais, geralmente composta de pessoas de baixa renda, no âmbito de intervenções cujo objetivo é valorizar a área com novos investimentos.

Hoje, o desafio colocado aos gestores destes programas é o de buscar soluções, tanto de planejamento quanto de projeto, que evitem que as ações de reabilitação urbana e valorização econômica resultem na expulsão desse contingente populacional, historicamente excluído das benesses trazidas pelos investimentos públicos no espaço urbano.

A polêmica em torno da estratégia a ser utilizada nas ações de reabilitação de áreas urbanas degradadas, em especial em sítios históricos, envolve uma disputa entre o setor imobiliário e os órgãos de gestão do patrimônio cultural, que parte do tradicional impasse entre as políticas de preservação e as políticas de desenvolvimento econômico. As primeiras tidas como um fator "engessamento" da cidade, que impede o crescimento e o desenvolvimento econômico e urbano, e as últimas consideradas predatórias e a serviço do grande capital, que destrói a memória da cidade e de seus habitantes em prol da obtenção de lucros cada vez maiores através da especulação imobiliária.

Nesse contexto, o tombamento ora é tratado como um mecanismo de "congelamento" da cidade sendo, portanto, visto como um empecilho para a sua "modernização", ora é utilizado por grupos sociais como um dos instrumentos que podem garantir qualidade de vida numa cidade gradativamente descaracterizada e deteriorada pelas desordenadas transformações urbanas.

Com a criação do Estatuto da Cidade, concretiza-se o conceito de função social da propriedade, possibilitando o surgimento de uma espécie de "função social do patrimônio histórico e cultural", que resultou em uma série de projetos de intervenção em perímetros centrais que buscam concatenar as necessidades de preservação com outras questões urbanas, como a adequação da infraestrutura, as políticas habitacionais e a inclusão social.

Nessas intervenções se entende que preservar o patrimônio histórico é valorizar a memória de uma comunidade, fortalecendo os laços de identidade entre as suas várias gerações. Dessa identidade também fazem parte os moradores e as atividades tradicionalmente desenvolvidas nas áreas tombadas. Esse entendimento é incompatível com a transformação dos sítios reabilitados em cenários para turistas.

Quando - além das questões culturais - existe a proposta de melhorar a qualidade da habitação ou repovoar os centros, os imóveis tombados têm o importante papel de concretizar o direito a moradia da população de baixa renda em áreas bem localizadas da cidade, possibilitando que o patrimônio edificado seja efetivamente apropriado pela comunidade.

Para tanto, é necessário pensar articuladamente as políticas de planejamento urbano e de preservação, utilizando os instrumentos do Estatuto da Cidade para compatibilizar os interesses dos diversos segmentos atuantes em uma área tombada, de modo a minimizar os conflitos existentes e promover seu uso por todos os segmentos da população.

A Transferência do Direito de Construir, por exemplo, pode ser utilizada em parceria com o tombamento, a fim de oferecer uma espécie de "compensação" aos proprietários de imóveis localizados em sítios tombados a fim de preservar a ambiência e impedir que novas intervenções modifiquem suas características.

Outra possibilidade é a utilização de benefícios fiscais e tributários. Os tributos sobre imóveis urbanos, assim como as tarifas relativas a serviços públicos, podem ser diferenciados em função de seu interesse social. Dessa forma, é possível estabelecer uma política de subsídios para as tarifas dos serviços de energia elétrica e saneamento para áreas e imóveis urbanos onde morem pessoas de baixa renda. Esse tipo de política pode ser essencial para manutenção dessa população em imóveis localizados em sítios protegidos, cujo custo de conservação é bem mais alto que o de imóveis comuns.

Outros instrumentos como ZEIS, direito de preempção, IPTU progressivo, outorga onerosa ou até mesmo programas de locação social podem ser pensados a partir da lógica de valorização do patrimônio através de sua apropriação pela população e pela cidade. Assim, independente da fórmula escolhida, o importante é começar a pensar as ações de preservação no âmbito das políticas de gestão do uso do solo, partindo do pressuposto que o acesso ao patrimônio cultural faz parte do processo de democratização do espaço urbano e promoção de cidades mais justas e democráticas.


Carolina Bayma Cavalcanti é coordenadora do Programa de Reabilitação de Áreas Urbanas Centrais do Ministério das Cidades

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334