resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
O Iphan e seus horizontes

2010 . Ano 7 . Edição 62 - 23/07/2010 - Edição Especial

Dalmo Vieira Filho

Dentre os órgãos federais poucos apresentam a capilaridade do IPHAN, institucionalmente presente em todos os estados brasileiros. O IPHAN, sem contar os sítios arqueológicos, fiscaliza e atua na valorização de bens tombados em cerca de 300 cidades.

Qual a função social que legitima essa presença em todos os quadrantes do território, como ela se atualiza e como está inserida nos grandes desafios nacionais?

Ao IPHAN cabe mais do que referenciar o passado: o necessário é preservar e valorizar o que precisa integrar o futuro. A maior função do IPHAN é a de garantir o reconhecimento, a preservação e a apropriação dos bens "portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira...".

Para aquilatar a dimensão desses bens, basta lembrar que eles abarcam o universo das realizações individuais e coletivas, materiais e imateriais, estabelecidas pelo conjunto dos seres humanos que habitaram o território brasileiro. Esses bens constituem fatores de compreensão da nação brasileira, pois sinalizam os processos históricos e a extraordinária capacidade de realização criativa do nosso povo. São as cidades históricas, os bens arqueológicos, os monumentos tombados, os bens móveis e integrados, os documentos, os acervos bibliográficos, as obras artísticas e científicas, o patrimônio imaterial reconhecido, as paisagens naturais e culturais, que singularizam cada recanto do território continental.

Este conjunto de bens proporciona cenários que se relacionam com a geografia e o meio ambiente, lugares e bens que referenciam e emocionam; atua na afirmação e na auto-estima da população; protege acervos; congrega os referenciais simbólicos da identidade do país e da sociedade que habita e habitou o Brasil.

Referenciar a história significa instigar a reflexão, aprofundar e atualizar o autoconhecimento, empregá-lo na construção de uma nação mais justa e rica, que salvaguarde seus atributos, reflita sobre si, aja segundo seus ideais e garanta padrões verdadeiros de qualidade de vida a seus cidadãos.

Para corresponder a desafios institucionais dessa grandeza, o IPHAN precisa viabilizar uma maior apropriação dos bens reconhecidos como patrimônio cultural por parte da população, em especial nos processos educacionais, na produção de riquezas e na formatação dos ideais de cidadania.

Essa apropriação depende de que os bens protegidos gerem postos de trabalho baseados não só na sua conservação, mas também nas formas de transmitir significados e induzir o interesse pela história e pela cultura de um modo geral. Depende também de fazer com que a atividade educacional utilize amplamente os bens e valores chancelados como patrimônio.

Matéria prima dos macro-processos educacionais permanentes, que abarcam mas não se limitam à escolaridade formal, e fator que cria trabalho e renda - o patrimônio ganhará significância social e poderá aspirar ao seu verdadeiro papel: gerar padrões e moldar comportamentos. Uma rede formada por elos de uma formação continuada abarca educação de qualidade, lazer, turismo e usufruto da cultura, que se subdivide em campos e atividades onde prevalece a arte e o patrimônio, devem formar um substrato social e econômico de peso crescente nas estratégias de desenvolvimento do país.

É necessário dotar a sociedade de sinalizadores de lugares, bens e valores permanentes e universais, impregnados de arte, ciência, cultura e história, densos em concretude e autenticidade, equilibrando a carga de informações e sensações, ofertadas em todos os recantos do planeta pela sociedade de massa, que se impõe no mundo atual. Não se trata de negar a contemporaneidade, a miríade de oportunidades inovadoras, mas de contrabalançar as novidades com o que resulta de acúmulos, de realizações e capacidades.

A base de apoio formada pela bagagem que configura a cultura e o patrimônio disponibilizado para as atuais gerações, não pode ser construída para retê-las nos limites da tradição. A função do patrimônio, derivada da atemporalidade, ao contrário de reter, deve dotar as gerações de repertórios capazes de instrumentá-la nos rumos ainda desconhecidos do futuro. Patrimônio é tudo o que deve permanecer para a posteridade e, nesse sentido, o equipamento com que uma nação deve dotar seus membros vai além das premissas de nutrir e proporcionar saúde. Sendo o Brasil um verdadeiro caldeirão de cultura, no momento em que o país se estrutura para dotar a sociedade dos requisitos essenciais da cidadania, não pode faltar o estímulo ao espírito. Parâmetros que incluem justiça, educação e oportunidades iguais, presentes em padrões efetivos de qualidade de vida que não sejam efêmeros, não podem prescindir das dimensões e horizontes da cultura.

É nesse contexto que situamos a função do patrimônio cultural como sendo a construção permanente que perpassa todos os processos de cidadania e as noções de qualidade de vida, que reconhece, guarda, reúne e disponibiliza continuamente as realizações de todos os que nasceram, vivem ou viveram no território chamado Brasil, que constituem o conjunto e o substrato das criaturas de todos os tempos que compõem o povo brasileiro.


Dalmo Vieira Filho é diretor do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização do IPHAN

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334