resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Maputo: entre a cidade compacta, difusa e sem forma

2010 . Ano 7 . Edição 63 - 19/11/2010

David Leite Viana

A cidade-capital de Moçambique cresceu aceleradamente, configurando formas urbanas complexas, entre o compacto, a fragmentação e o informe, que têm vindo a consubstanciar um organismo urbano cuja forma apresenta (em partes) características próximas a uma estrutura rizomática. Trata-se de um conjunto com conformações diversas, de extensão ramificada em múltiplos sentidos, crescendo de acordo com a dinâmica das conexões e permitindo estratificações desmultiplicadas.

A sua condição urbana - em transição, indefinida - revela-se em representações fragmentadas e aparentemente desordenadas: esta situação degenerou na atrofia da relação estrutural entre projecto (planeamento) e forma urbana (como consequência), agravando a debilidade de nexos estabelecidos entre tipo-morfologias, programas e modos sociais plasmados na fluidez, fragmentação e no acaso não calculado - base de novas formas sociais de utilizar e criar espaço com um alto potencial criativo, induzidos por via da imaginação (necessidade de sobreviver) e espontaneidade própria da subjectividade.

Maputo é mais que um díptico: o somatório do processo colonial urbano e do pós-colonial perfaz múltiplas partes que se enquadram num mosaico urbano de geometria intrincada (entre a cidade compacta, difusa e sem forma) que já não espelha apenas a dicotomia "cidade de cimento" versus "cidade de caniço"1. Estas duas realidades tendem a desvanecer-se, cruzandose, sobrepondo-se, justapondo-se a outras que entretanto foram ganhando forma e expressão no espaço urbano. Este (englobando a "periferia de caniço", sua zona mais fortemente povoada) transpôs a coerência de imagem assente (morfologicamente) no espaço construído e no desenho do espaço público.

O mosaico urbano plural é o tabuleiro da imprevisibilidade e incerteza: a forma urbana tornou-se tão extensa e díspar que já não é mais possível abordá-la como uma unidade linear e polida. A boa forma da cidade diluiu-se numa composição híbrida e solvente, em que os contornos da capital como artefacto legível, identitário, límpido nos seus traçados - marcando a identificação da sua configuração, limites e centro - foram substituídos pela indefinição do espaço urbano. A forma urbana linear, clara, sequencial, estruturada, que caracteriza a narrativa citadina de origem colonial coexiste com outras estruturas abertas à expressão de múltiplas formas urbanas: multiplicaram-se as sequências e os enlaces possíveis.

A sua população redefine a matriz espacial, inventa e acrescenta outras funcionalidades, novas vias de actuação económica, de agregação residencial e fórmulas habitacionais, entre o formal e o informal. Espaço e citadinos lidam com pressões constantes, de sobrevivência, que perfazem "metamorfoses". Maputo sofre os efeitos de desdobramentos múltiplos do seu tecido urbano, transformando a sua forma e respectivos limites.

Da diversidade de modos de habitar, produzir, distribuir e consumir, e das múltiplas e contraditórias razões que informam o comportamento dos actores sociais, resulta o mosaico urbano [in]formal e extensivo (só aparentemente incompreensível e caótico) que já não se explica exclusivamente pela velha ordem urbana nem por princípios únicos de racionalidade e funcionalidade. Observando as formas urbanas de Maputo tornam-se perceptíveis micro-secções e respectivas [micro]estratégias de auto-organização na sua [sub]morfologia. O construído (a textura e respectivos padrões) raramente corresponde a configurações exclusivamente arbitrárias: cada forma construída traz consigo e induz significado(s) à cidade. Os seus conteúdos e significantes estão em constante construção e reconstrução através da acção da vida quotidiana.

Na capital moçambicana é inteligível a justaposição entre formas urbanas regulares, compactas e densas e outras, mais extensas e dispersas, não ordenadas e fragmentadas, para além das configurações que não apresentam forma específica, sem forma - a cidade vive nesta coabitação complexa de contrários: umas vezes de maneira mais concertada, às vezes em conflito. Assim, a sua planificação deverá consubstanciar uma cidade de morfologia aberta, expressa num mosaico urbano intenso e pulsante. Deste processo deverá resultar uma cidade cuja forma urbana se vai consolidando num tecido renovado - cada vez mais plural e solvente ao nível dos seus padrões.

É uma maneira de pensar o espaço urbano através de um conjunto de normas e procedimentos mais do que um modelo formal pré-concebido: mais do que um modelo, para a estrutura morfológica de Maputo é necessária a proposição de orientações urbanas de tipo «camaleónicas», isto é, abertas à interactividade, flexíveis, não estanques, com elevada adaptabilidade in situ. Para além da análise à constatação da regularidade e de processos que se situam no domínio da racionalidade, são necessárias leituras cruzadas sobre expressões não ordenadas da cidade. A planificação [In]formal da capital moçambicana deve estruturar-se no micro-múltiplo urbanismo, promovendo «morfologias ligantes» entre as diversas partes do seu mosaico urbano.


1 Em Moçambique chama-se "caniço" às plantas do género Typha - muito utilizadas na construção de casas tradicionais ou palhotas

David Leite Viana é investigador do Cicra (Centro de Investigação de Construções Rurais e Ambiente) e professor auxiliar do mestrado integrado em arquitectura e urbanismo da Escola Superior Gallaecia, Vila Nova de Cerveira, Portugal.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334