resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Brasil - Para organizar o debate

2005. Ano 2 . Edição 14 - 1/9/2005

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada lança radiografia completa do cenário social e econômico do país

Marina Nery

Brasil: o Estado de uma Nação reafirma a missão tradicional do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea): pensar o Brasil. E vai além. É a primeira vez que a instituição comunica a um público mais amplo uma análise panorâmica dos problemas nacionais. Com o selo de qualidade do corpo técnico do Ipea, mas também com a participação de grandes nomes da pesquisa nacional de outras instituições, a publicação é um esforço multidisciplinar. Profundo, mas acessível. Cerca de 60 pesquisadores trabalharam de forma harmônica e integrada, ainda que com visões plurais, para colocar diversos temas brasileiros no centro do debate: afinal, como anda a nação?

"O objetivo do livro é organizar a discussão sobre os principais temas do desenvolvimento humano no Brasil", afirma um dos coordenadores da obra, o economista do Ipea Paulo Tafner, que se dedicou ao projeto em tempo integral nos últimos seis meses. Fernando Rezende, economista, ex-presidente do Ipea, que foi convidado para liderar a preparação do livro, aponta uma grande dificuldade do projeto: "Procuramos assegurar que o texto não fosse uma coletânea de capítulos independentes, o que geralmente ocorre em obras dessa natureza". O resultado? "Os capítulos se interligam como partes de um todo", diz o pesquisador associado Regis Bonelli, que contabiliza 40 anos de Ipea. Ex-diretor do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e organizador do capítulo "Estabilidade e Crescimento", Bonelli fala com a experiência de ter participado de um dos primeiros trabalhos de peso do Instituto, os Diagnósticos da Economia Brasileira, de 1964, que serviram de base para a elaboração de várias políticas e até de planos do governo. Era um tempo em que não existiam as técnicas quantitativas e os métodos de pesquisa de hoje.

Rigor Apesar da evolução da metodologia de pesquisa, uma das normas da coordenação do livro foi a proibição do abuso de fórmulas matemáticas. Além disso, as tabelas e os gráficos são todos desenvolvidos de forma a propiciar leitura e compreensão rápida para atender a todos os tipos de leitores, especializados ou não. Mas a procura de uma linguagem leve não significa falta de rigor analítico. Um exemplo é o capítulo "Inovação e Competitividade", preparado em conjunto por pesquisadores do Ipea e por Eduardo Viotti, economista, consultor legislativo do Senado para Política Científica e Tecnológica e professor do mestrado de Política e Gestão de Ciência e Tecnologia do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília.

No capítulo, os pesquisadores fizeram o cruzamento da Pesquisa de Inovação Tecnológica (Pintec), do IBGE, com a 3.ª Rodada de Pesquisas de Inovação da Comunidade Européia. "Pela primeira vez, mapeamos o esforço de inovação brasileiro e como o país se posiciona em relação à indústria de outros países. Antes, eram utilizados indicadores genéricos indiretos, específicos para um setor ou outro", esclarece Viotti. Com a ajuda dos estatísticos do Ipea, o IBGE produziu por encomenda uma tabulação de dados especial, compatível com as da Europa. A matriz foi composta de informações sigilosas de bancos de dados do governo sobre o setor privado, com a garantia de que informações individualizadas de cada empresa não fossem divulgadas, mas fosse feita tão-somente uma grande síntese analítica do setor.

Os oito capítulos do livro fornecem não apenas uma visão abrangente e múltipla dos principais problemas nacionais, mas também cobrem os aspectos fundamentais da realidade econômica, social, política e cultural do país. A produção de um conjunto mínimo de denominadores comuns de conceitos, problemas e diagnósticos tem o efeito salutar de nortear e tornar o debate mais produtivo, requisito central para a formulação de possíveis soluções. É uma publicação que retrata, para cada um dos temas em destaque, a situação corrente e os progressos realizados, e que apresenta perspectivas e desafios para a sociedade brasileira.

Versões "Quando surgiu a idéia de fazer o livro, a primeira questão levantada pelos técnicos do Ipea foi: como é que nós vamos produzir esse documento novo?", relata Bonelli. Afinal, ao optar por uma publicação que se dirigisse à sociedade brasileira como um todo, o grande desafio era chegar a uma linguagem que atendesse não só aos cidadãos comuns, mas também aos estudiosos, centros de pesquisa, organizações da sociedade civil, legisladores, gestores de políticas públicas e formadores de opinião. Apesar de voltado prioritariamente para o público brasileiro, o livro pretende alcançar também vôos internacionais. Por isso, serão publicadas, em aproximadamente dois meses, versões em inglês, espanhol e francês. O livro também terá continuidade com uma versão simplificada e adaptada para o público infanto-juvenil e um vídeo institucional, que estão em fase de preparação.

As atividades do projeto de elaboração do livro começaram em julho do ano passado. Bertha Becker, geógrafa e professora emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), condutora do capítulo "Amazônia: Desenvolvimento e Soberania", que discute alternativas para exploração sustentável da riqueza da região, aprovou a nova experiência. "Ao ler os capítulos dos demais pesquisadores, passamos por um ótimo processo, porque é enriquecedor poder debater e ouvir os colegas", avalia. "Tive a ajuda de mais de uma dúzia de pessoas, principalmente do pesquisador Paulo Levy, que praticamente co-redigiu o capítulo comigo e produzimos um trabalho de grupo, de forma consensual", comenta Bonelli. O cientista político Wanderley Guilherme dos Santos, coordenador do capítulo "Cidadania e Participação", contou com a colaboração de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Uerj), entre outras instituições.
Foram oito meses de pesquisa e outros três de trabalho editorial e gráfico. Brasil: o Estado de uma Nação pode ser adquirido na livraria do Ipea pelos telefones (61) 3315-5336 e (21) 3804-8118, pelo endereço eletrônico
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou acessado gratuitamente pelo site www.ipea.gov.br.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334