resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Brasil e Mundo - Mercado de genéricos

2004. Ano 1 . Edição 1 - 1/8/2004

Apesar dos esforços do Ministério da Saúde, a participação dos medicamentos genéricos no mercado brasileiro de fármacos ainda é bastante modesta, se comparada à de outros países. Um estudo elaborado pelo Instituto Wharton, ligado à Universidade da Pensilvânia e patrocinado pela Merck, uma gigante do setor, analisou o desempenho dos medicamentos genéricos em nove países.

O Chile apresentou maior aceitação dos genéricos, que respondem por 83% das vendas, seguido pela Alemanha, com 61%, e pelo Canadá, com 59%. No Brasil, que não está entre os alvos da pesquisa, a fatia conquistada pelos medicamentos genéricos fica em 9%.

O levantamento também traz a participação dos genéricos em termos de faturamento, o que permite deduzir que quanto maior a diferença entre a volume e a receita, maior a diferença de preço entre o remédio de marca e seu equivalente genérico.

Os medicamentos são mais baratos nos Estados Unidos, vindo em segundo lugar o Canadá e em terceiro a Alemanha. No Brasil seus preços ainda estão bem próximos dos de marca. Talvez um aumento da fatia de mercado dos genéricos, que vem crescendo a uma velocidade média de 1,5% ao ano, possa mudar essa relação, trazendo mais benefícios para o consumidor.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334