resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Avanço para o mar

2004. Ano 1 . Edição 2 - 1/9/2004

por Andréa Wolffenbüttel

O Brasil apresentará à Comissão de Limites da Plataforma Continental da Organização das Nações Unidas, em Washington, entre os dias 30 de agosto e 17 setembro, a proposta que amplia a sua área marítima de soberania em 900 mil quilômetros quadrados, que passariam a integrar a Zona Econômica Exclusiva (ZEE).

A Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar determina a soberania dos países sobre a faixa marítima e o seu subsolo a até 200 milhas da costa. Mas em alguns casos a Plataforma Continental ultrapassa essa distância, podendo estender a área de soberania a até 350 milhas. Para sustentar a reivindicação da área adicional será apresentado o Plano de Levantamento da Plataforma Continental (Leplac). Se aprovada, a ZEE brasileira passará a medir 4,5 milhões de quilômetros quadrados, área equivalente a mais de 50% da extensão territorial do Brasil. A Rússia já teve um projeto semelhante recusado. A Austrália apresentará sua proposta em novembro.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334