resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Monitor das reformas

2005. Ano 2 . Edição 8 - 1/3/2005

por Andréa Wolffenbüttel

REFORMA POLÍTICA Foi a mais discutida desde a abertura do novo ano legislativo e pode ser votada ainda no primeiro semestre. O ponto de maior interesse é o da fidelidade partidária porque afeta a distribuição de cargos da Mesa Diretora e das comissões. O presidente da Câmara, Severino Cavalcanti, declarou ser favorável à proibição de troca de partido por quatro anos. A fidelidade partidária pode ser instituída simplesmente com alterações nos regimentos internos da Câmara e do Senado. Um ponto polêmico da reforma é o que restringe o funcionamento parlamentar dos partidos que tenham obtido menos de 5% dos votos válidos. O item está provocando uma chiadeira natural por parte dos pequenos partidos, incluindo o PP, do presidente da Câmara.

REFORMA SINDICAL O projeto de lei da reforma já foi entregue à Câmara, mas será votado somente depois de aprovado o Projeto de Emenda Constitucional que propõe alterações em artigos da Carta Magna que se referem à estrutura sindical. As principais mudanças propostas no projeto de lei são o fim da obrigatoriedade da contribuição sindical, que passaria a ser negociada entre sindicatos e trabalhadores; e o fim da unicidade sindical, ou seja, uma mesma categoria pode ser representada por mais de um sindicato.

REFORMA TRIBUTÁRIA Ainda há pendências para a conclusão da Reforma Tributária e há pressão por parte dos prefeitos para que elas sejam votadas, especialmente o aumento do Fundo de Participação dos Municípios e a unificação das alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

REFORMA DA PREVIDÊNCIA Na época da aprovação da Reforma da Previdência, o Congresso comprometeu-se a instituir, dentro de curto prazo, uma lei que amenizasse as perdas sofridas por servidores e aposentados. A lei não foi votada e agora senadores do PT pedem urgência no cumprimento da promessa.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334