resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Favela, 30 anos depois

2005. Ano 2 . Edição 14 - 1/9/2005

por Andréa Wolffenbüttel

"Viver em favelas não é mais sinônimo de pobreza", essa foi a principal constatação de Janice Perlman, professora de Urbanismo da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos. Ela estudou as favelas cariocas por dois anos, no final da década de 60, e agora voltou para visitar os mesmos locais que havia freqüentado há mais de 30 anos e encontrar as mesmas pessoas. Ficou surpresa com o que viu.

De acordo com Perlman, que também trabalha para o Banco Mundial, as diferenças são enormes, a começar pelas próprias casas, que eram de madeira ou papelão e atualmente são de alvenaria. O acesso ao fornecimento de luz e água também é novidade. Ela lembra que, no passado, a eletricidade era roubada da rede urbana, a água recolhida de bicas no alto dos morros e o esgoto corria a céu aberto. O que se encontra dentro das casas não havia antigamente: aparelhos de televisão, ar-condicionado, máquinas de lavar roupas e outros eletrodomésticos. Perlman reparou que muitos possuem carro e computador. "Como não dispõem de dinheiro para comprar uma casa fora da favela, acabam gastando em bens de consumo."
Porém, não há somente boas notícias. Novos problemas surgiram nesse período, entre eles o aumento da violência e do desemprego. "O analfabetismo praticamente foi erradicado. Muitos jovens concluem o ensino médio, mas não conseguem trabalho." A professora diz que, apesar de se esforçarem para ser considerados como qualquer habitante da cidade, os moradores da favela continuam sendo estigmatizados, explorados economicamente, manipulados politicamente e excluídos social e culturalmente.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334