resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Trabalho infantil

2006. Ano 3 . Edição 25 - 3/8/2006

Pesquisa Andréa Wolffenbüttel
Texto Eliana Simonetti
 

giro222

Trabalho infantil

Um mau negócio
O Estatuto da Criança e do Adolescente permite que jovens com idade entre 14 e 16 anos exerçam atividades profissionais como aprendizes e determina a idade mínima de 16 anos para o trabalho. Isso não vem sendo obedecido.Entre crianças e adolescentes de 7 a 15 anos,8,1% estudam e trabalham, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2003,do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O economista Márcio Eduardo Bezerra, do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP), montou uma fórmula para medir os efeitos da dupla jornada.Aplicou a equação aos resultados de testes de língua portuguesa e de matemática do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb),que também analisa a situação socioeconômica das famílias e traz dados sobre trabalho infantil.Conclusões: os estudantes que trabalham em casa sofrem menos;os que exercem atividades remuneradas fora de casa por mais de duas horas têm notas piores; e as perdas são mais significativas entre os que pegam no batente mais de sete horas por dia, em qualquer ambiente.

Exportação

Serviços sob medida
O setor brasileiro de serviços gera 16 milhões de empregos e é composto de 45 mil empresas.

Exporta desde programas de computador até obras de engenharia e análises de consultoria- são 155 áreas no total. Sem falar nas companhias que vão a reboque, para completar pacotes de encomendas.O peso desse complexo na balança comercial nunca foi devidamente calculado.O governo trabalha com dados segundo os quais as exportações,no ano passado,somaram 15 bilhões de dólares - 29,8% mais que em 2004.Mas,como há muito movimento que perfila em rubricas como investimentos ou remessas de dividendos, os indicadores estão subestimados. Pelo menos nove segmentos (entre eles construção civil, publicidade e viagens) são superavitários na troca com o exterior. Passes de atletas e serviços médicos,por exemplo,devem ser acompanhados mais de perto. Para isso,o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior criou um sistema de medição do comércio de serviços (Siscoserv) semelhante ao que existe para mensurar o de bens (Siscomex).Os dados deverão ser divulgados a cada dois meses, a partir de setembro.

Investigação

Crime e castigo
O Brasil foi destaque na 9ª Conferência de Crimes Transnacionais, da International Bar Association (IBA), que congrega mais de 30 mil advogados de todo o mundo, em meados de junho na Espanha.O desvio, entre 1995 e 1997, de 190 milhões de dólares de uma agência do Banco Noroeste, liberados a pedido de nigerianos travestidos de altos funcionários do Banco Central da Nigéria, para financiar a construção de um aeroporto, foi o principal exemplo de sucesso de cooperação internacional na caça a criminosos. Já foram bloqueados ou recuperados cerca de 90 milhões de dólares. A história é narrada no livro Lavagem de Dinheiro e Recuperação de Ativos: Brasil, Nigéria, Reino Unido e Suíça,organizado por Maíra Rocha Machado e Domingos Fernando Refinetti, da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Cooperação

De pires na mão
A Organização das Nações Unidas (ONU) anda preocupada com a queda nas doações a países pobres desde o início dos anos 1990. As contribuições combinadas no bojo dos Objetivos do Milênio,para a redução da pobreza extrema e de outras mazelas do planeta até 2015, estão em 106 bilhões de dólares - menos que os 150 bilhões projetados." Essa tendência tem de ser revertida", afirmou Kofi Annan, secretário-geral da ONU, em meados de julho.E pediu que seja permitido, a cada país, implementar programas conforme suas necessidades.

Favelas

Relativamente menores
Atualmente,quase 1 bilhão de pessoas - um sexto da população mundial - vivem em favelas.No Brasil,são 28% dos habitantes.O índice é alto,mas a taxa de crescimento tem sido estável, à média de 0,34% ao ano.Assim,embora mais numerosos, os moradores de favelas tendem a ter peso menor nas estatísticas do país.A previsão é de que, em 2020, eles sejam 25% da população.As informações constam de um relatório sobre centros urbanos, da Organização das Nações Unidas,que leva em conta cálculos feitos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Maternidade

Desenvolvimento infantil
O índice de responsabilidade social das empresas, criado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), ganhou um novo componente.É o Índice de Desenvolvimento Infantil Empresarial (IDI-E),com indicadores sobre cuidados pré-natais, acesso a programas de aleitamento materno e educação infantil. Segundo o Unicef, entre 1999 e 2004 houve importante melhoria no Brasil,mas a taxa de matrícula na pré-escola ainda é pequena.

Agora,as empresas fornecerão informações sobre funcionários com filhos menores de 5 anos em creches e pré-escolas, e sobre a identificação e o apoio a mulheres com depressão pós-parto.Assim, será possível monitorar o respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente pelas companhias.


Emigração

Onde estão os brasileiros?
Até meados dos anos 1980, o Brasil era conhecido como grande receptor de estrangeiros.Desde então,o fluxo mudou de mão. Segundo estimativas do Ministério das Relações Exteriores,1,9 milhão de brasileiros vivem hoje fora do país: 40% nos Estados Unidos, 19% no Paraguai, 18% da União Européia e 14% no Japão. Os 9% restantes estão em locais como Suriname e Guiana Francesa. Jovens de classe média compõem a maior parte dos emigrantes. No Brasil, grande parte deles eram professores, bancários, estudantes e profissionais de nível superior.No exterior,muitos fazem limpeza em casas e escritórios, lavam pratos em restaurantes e trabalham na construção civil.Um desperdício de competências e talentos que fazem falta ao país. O fenômeno começa a causar preocupação.

Turismo

Lar, doce lar
Campanhas como Viva o Brasil, do Ministério do Turismo, parecem estar surtindo efeito.O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) apurou que mais de 53% dos brasileiros preferem passear no país a viajar ao exterior, apesar do real valorizado. Estrangeiros chegam o ano inteiro. No primeiro trimestre, os hotéis registraram taxa de ocupação 5,3% superior à de 2005 - e o faturamento deve superar os 2,2 bilhões de reais do ano passado. O balanço foi divulgado em festa, como era de esperar. pelo Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (Fohb).

Meio ambiente

Será que vai vingar?
Há pouco mais de um mês, o governo de São Paulo regulamentou a lei que estabelece a reserva legal nos imóveis rurais.Os proprietários deverão destinar à preservação ambiental, no mínimo, 20% dos seus terrenos.Os defensores da medida,prevista no Código Florestal de 1965, entre eles pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), acreditam que a cobertura vegetal em São Paulo pode aumentar de três a sete vezes.As reservas ajudarão a melhorar a produtividade,pois servirão de barreira ao deslocamento de pragas e de abrigo a seus inimigos naturais.As áreas de preservação facilitarão, ainda, a infiltração das águas da chuva, reduzindo os efeitos das secas. Ainda assim, espera-se forte reação dos produtores agropecuários, sobretudo nas regiões onde o hectare de terra fértil é um dos mais caros do país.Resta aguardar que a norma vingue.

Investimentos

O poder da Petrobras

giro16

A Petrobras,maior empresa do Brasil, aparece em 51º lugar na lista das maiores do mundo da revista Forbes, antes de muitos nomes famosos.Em julho,ao divulgar seu Plano de Negócios para o período de 2007 a 2011, ela confirmou seu poder de fogo:deve investir, ao longo dos cinco anos, quase 190 bilhões reais. Isso corresponde a um desembolso anual de 37 bilhões de reais,quantia que equivale a quase o dobro dos investimentos previstos para este ano pelo governo federal, na casa dos 19 bilhões de reais.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334