resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Comércio exterior

2006. Ano 3 . Edição 28 - 8/11/2006

Pesquisa Andréa Wolffenbüttel
Texto Eliana Simonetti

giro1_63

Comércio exterior
Caixinha, obrigado

De acordo com levantamento elaborado pela organização não-governamental Transparência Internacional, os exportadores brasileiros estão entre os mais propensos a aceitar propinas na hora de fechar negócios.A entidade avaliou empresas de trinta países, responsáveis por 82% das exportações mundiais. O Brasil ficou em 23º lugar.Os primeiros colocados, ou seja, os mais honestos, são os comerciantes da Suíça, Suécia, Austrália, Áustria, Canadá, Reino Unido e Alemanha.Abaixo do Brasil estão Rússia, Índia, China, África do Sul, Malásia, Taiwan e Turquia. Além do Brasil,o único país latino-americano a ser incluído na lista foi o México,ocupando o 17º posto. A diretora da Transparência Internacional para as Américas, Silke Pfeiffer, declarou que a posição do Brasil mostra que suas empresas não se comportam de forma limpa,postura que refletiria o nível de corrupção no país.Mais detalhes podem ser obtidos no site da Transparência Internacional: www. transparency.org.

Transporte aéreo
De volta aos céus do Brasil

Depois de atravessar a pior crise de sua história, a Varig, com novos controladores, começa a recuperar a qualidade de seus serviços. De acordo com os indicadores da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a companhia conseguiu manter a regularidade de 82% de seus vôos durante o mês de setembro, sendo que 92% deles saíram e chegaram no horário,o que lhe rendeu uma eficiência operacional de 75%.As notas não são nenhum recorde. Outras empresas,como a Gol e a TAM, tiveram desempenhos superiores, porém as marcas da Varig se destacam se comparadas com as do mês anterior.Em agosto, sua eficiência operacional foi de apenas 15%.Os indicadores referem-se aos trechos domésticos. Os fãs da primeira companhia de transporte aéreo nacional estão na torcida.

giro2_64

Reciclagem
O que fazer com os celulares?

Essa pergunta está tirando o sono dos ambientalistas da Organização das Nações Unidas (ONU). A constante evolução tecnológica e o lançamento de novos modelos fazem com que os aparelhos celulares sejam trocados, em média, a cada dezoito meses.Só na Europa,cerca de 125 milhões de aparelhos foram descartados no ano passado.Em busca de uma solução para o problema, a ONU convocou governos e empresas para um encontro em Nairóbi,no Quênia,no dia 27 deste mês.Vai colocar em discussão um acordo global para reciclagem de telefones celulares. A tendência é expandir para o mundo os acordos existentes na Europa, nos Estados Unidos e no Japão, que responsabilizam os fabricantes pela coleta e reciclagem dos telefones.Os aparelhos contêm metais preciosos,como platina, cobre e alumínio,mas suas baterias recarregáveis oferecem perigo porque são,quase todas, fabricadas com metais pesados, como o cádmio.

Internet
Além do com.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) anunciou quatro novos domínios que podem ser usados nos endereços de sites: blog.br, flog.br, vlog.br e wiki.br. Eles serão aplicados, respectivamente, a páginas de blogs, fotologs, videologs e sites wiki, como a Wikipedia.As novas terminações só estão disponíveis para pessoas físicas.A expansão dos endereços reflete o crescimento da Internet no Brasil.Em dez anos, a quantidade de domínios .br saltou de meros 851 para quase 1 milhão.


Preços
A conta do motorista

De janeiro à terceira semana de setembro, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC),medido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), apontou uma inflação acumulada de cerca de 0,7%. Mas para quem tem um carro na garagem a conta ficou bem mais salgada: exatamente cinco vezes mais cara.O Índice de Manutenção do Carro (IMC), calculado pela Agência AutoInforme, uma agência de notícias especializada no mercado automobilístico, apurou que os preços de produtos, serviços, impostos e seguros pagos pelos proprietários de automóveis subiram 3,5% durante os primeiros nove meses do ano.A alta taxa da "inflação do carro" foi conseqüência dos aumentos expressivos do álcool no início do ano. Os combustíveis (álcool e gasolina somados) têm o maior peso no cálculo do IMC, representando metade das despesas dos donos de automóveis.Outros itens também contribuíram. Em setembro, as baterias subiram 9,1% e o seguro 1,5%.Mais informações podem ser obtidas no site da AutoInforme: www.autoinfor me.com.br.

Energia
A hora do carvão

Enquanto muitos pensam em energia nuclear,o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) investe no aumento da participação do carvão mineral na matriz energética brasileira,que em 2005, ficou em modesto 1,8%.Um montante de 3,5 milhões de reais, proveniente do Fundo Setorial de Energia Elétrica, foi liberado para a capacitação de laboratórios em universidades, institutos e centros de pesquisa, além de treinamento de profissionais.

Economia
Haja informalidade!

Pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) constatou que a quantidade de empresas informais no Brasil é o dobro do número de empresas formais. Há 10,3 milhões de empresas,na maioria pequenas, operando na informalidade, enquanto as firmas oficiais não passam de 5,1 milhões. Especialistas estimam que a economia informal responda por 30% a 40% do Produto Interno Bruto (PIB). Isso quer dizer que,no ano passado, o setor informal teria sido responsável pela produção de cerca de 640 bilhões de reais.Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) calculou que a informalidade, atualmente, atinge mais da metade (50,4%) da população economicamente ativa.

giro3_65

Exportações
Transgênicos na frente

Em setembro,pela primeira vez,o volume de soja transgênica embarcada no Porto de Paranaguá (PR) superou o do grão convencional. A marca só foi quebrada depois de uma briga judicial entre comerciantes e administradores do porto. Para evitar a contaminação do grão normal,os responsáveis pelo porto haviam destinado apenas um berço de escoamento para a soja transgênica.Essa limitação atrasava o embarque e gerava fila de navios à espera da carga.No dia 15 de setembro,uma liminar da Justiça obrigou o porto a liberar outros berços para os transgênicos.O volume à espera era tão grande que, em duas semanas, o movimento superou o do embarque da soja tradicional. Agora, a administração do porto quer regras rígidas para a exportação das duas variedades, para não ser responsabilizada por eventuais contaminações.

Salários
Bolso vazio

Se você tem a sensação de que está ganhando menos do que algum tempo atrás, pode estar certo. Entre 2000 e 2004, o salário médio do trabalhador brasileiro encolheu 6,4%. Foi de 979,24 reais para 916,52 reais por mês .Quanto maior a empresa, maior o corte nos salários. Nas companhias com mais de cem funcionários, a queda foi de 7,7%.Nas que empregam de trinta a 99 pessoas, a redução foi de 3,1%. E, nas com menos de trinta trabalhadores,os salários caíram 0,2%.Nas 25 principais atividades econômicas, houve aumento do rendimento médio dos trabalhadores em apenas três: transporte aéreo; extração de petróleo e serviços relacionados; e transporte aquaviário. Nesse mesmo período, a inflação acumulada medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Ampliado (IPCA) foi de 51%.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334