resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Seção de Notas

2007 . Ano 4 . Edição 37 - 10/11/2007

Por Sérgio Garschagen

Ensino
Nota baixa na avaliação das universidades privadas
O Ministério da Educação (MEC) informou, com base nos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que quase mil cursos universitários privados tiveram resultados insatisfatórios. O problema maior é que o contribuinte financia metade dessas faculdades, com bolsas de estudos oferecidas via Programa Universidade para Todos (Prouni) em troca de isenções de impostos por parte do governo. Neste ano, essas isenções devem totalizar R$ 126 milhões.

Escravidão
Pesquisa muda falsa crença no Brasil
Em texto publicado pela Revista Brasileira de Educação, com base em análise de documentos da época da escravidão, em cartórios de cidades históricas, a professora Christianni Cardoso Morais, da Universidade Federal de São João Del Rey, em Minas Gerais, defende a tese de que os escravos trazidos para o Brasil aprenderam a ler e a escrever e que havia uma "disseminação da cultura escrita", das mais variadas formas, entre escravos e alforriados.

Ela analisou anúncios de jornais e assinaturas em documentos como testamentos e processos-crime. "O estudo pretende contribuir para desmistificar a idéia de que os escravos e forros, mesmo iletrados, não sabiam se utilizar do escrito em seu cotidiano, em uma época em que eram proibidos legalmente de freqüentar escolas públicas no país", diz.


Curiosidade
Deus processado por não cumprir acordo
É conhecida a mania norteamericana de entrar com ações na Justiça por motivos insólitos. O colunista e escritor Gary Slapper, do jornal britânico Times, resolveu estudar o assunto para um livro e listou 20 processos judiciais que ele considera os mais estranhos da história. Entre eles está o processo do americano Timothy Dumouchel contra um canal de televisão que,segundo ele,era culpado pela obesidade de sua mulher e pela quantidade de cigarros que ele fumava. Está listado também um processo aberto contra Deus. A ação foi proposta por um cidadão italiano, condenado a 20 anos de reclusão por homicídio, que alega que Ele não havia respeitado suas promessas. De acordo ainda com o cidadão, ele teria firmado o seguinte acordo com o criador do universo: em troca de orações, Deus faria com que ele não entrasse em confusões. A lista completa das ações esdrúxulas, em inglês, pode ser conferida no site http://business.timesonline. co.uk/tol/business/law/article2741049. ece


Legislativo
Boca livre municipal
Os deputados federais devem votar ainda neste ano uma emenda constitucional que aumenta de 51.875 para 59.514 o número de vereadores no país. Ou seja, serão injetadas nas câmaras de vereadores dos 5.562 municípios do Brasil mais 7.639 cadeiras. Aprovada na Câmara, a emenda será enviada ao Senado. A proposta vem sendo discutida, sem alarde, há quatro anos. No fundo, os parlamentares reagem à resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de abril de 2004, que impôs a extinção de 8.528 cadeiras de vereadores em todo o país. Se for aprovada, a proposta que tramita no Congresso praticamente reconstituirá o cenário que vigorava antes da intervenção moralizadora do tribunal. É o que demonstra estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam).


Gás
Campo gigante não resolve crise de abastecimento
Apesar do anúncio da Petrobras de que foi descoberta uma reserva gigantesca de petróleo e gás na bacia de Santos, o Brasil não conseguirá resolver no curto prazo a crise de abastecimento de gás natural e continuará dependente do abastecimento boliviano. A diretora de Gás e Energia da Petrobras, Maria das Graças Foster, que assumiu o cargo há pouco mais de um mês, substituindo Ildo Sauer, afirma que não há crise. Especialistas alertam, porém, que a situação só se normalizará na virada da década, com a entrada em operação de campos de gás como Mexilhão, na bacia de Santos, e os complexos Peroá-Cangoá e Golfinho, no Espírito Santo, que dependem da conclusão de gasodutos para abastecer o mercado. Para o próximo ano, a Petrobras deverá inaugurar um terminal de gás natural liquefeito no Rio de Janeiro, com capacidade para 7 milhões de metros cúbicos diários. Não vai resolver o déficit de gás,mas vai minorar o problema.


Sustentabilidade
Cidades do futuro já devem ser idealizadas imediatamente
O Brasil deveria começar a planejar as cidades do futuro. "Em 50 anos, a população será maior e os recursos mais escassos, por isso a cidade sustentável já deve ser pensada", diz o engenheiro civil Miguel Aloysio Sattler, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Para ele, um edifício sustentável, por exemplo, deverá reciclar a água da chuva, utilizar painéis solares para aquecer a água ou fazer o próprio tratamento do esgoto."As cidades deverão produzir seu próprio alimento para evitar gastos energéticos", diz. Sattler cita o trabalho do pesquisador David Orr, do Oberlin College, nos Estados Unidos, que mediu os gastos de energia na alimentação humana naquele país.

Segundo o estudo, na era pré-industrial um camponês consumia uma caloria para produzir 50 calorias em alimentos. Hoje, para cada caloria produzida pela agricultura são gastas 17, e o alimento viaja em média 2,5 mil quilômetros antes de ser consumido. Ressalvadas as proporções, é o que também ocorre no Brasil. "O tomate que consumimos em Porto Alegre é produzido em Santa Catarina, mas viaja antes para São Paulo. A produção, a colheita e o transporte geram enormes gastos de energia", diz Sattler. Em relação à pecuária, segundo o cientista, é exemplar o Brasil produzir soja para alimentar o rebanho bovino europeu, do outro lado do oceano.

Justiça
Voltam dólares lavados em NY
A Procuradoria-Geral do distrito de Nova York autorizou a repatriação de US$ 1,6 milhão enviados por doleiros brasileiros para bancos americanos, por meio do Banestado, banco ligado ao governo do Paraná. O Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (Unodc) afirma que esta é a primeira vez que o Brasil consegue repatriar recursos enviados ilicitamente ao exterior. A ação integra o trabalho de recuperação de ativos do Ministério da Justiça (MJ).

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334