resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Seção de Notas

2009 . Ano 7 . Edição 56 - 10/12/2009

 

Política externa
Negócios em expansão

O historiador Amado Luiz Cervo, doutor em História pela Universidade de Estrasburgo e professor emérito da Universidade de Brasília, analisou a expansão dos negócios brasileiros em seminário que discutiu a política externa brasileira, realizado em novembro pela Diretoria de Estudos, Cooperação Técnica e Políticas Internacionais (Dicod) do Ipea. De acordo com Cervo, essa expansão se dá em duas vias: a internacionalização econômica e a redistribuição do poder no mundo. O pesquisador ainda traçou um panorama das linhas de força que coexistem na política interna do País e expôs as características da política de Estado contrapondo-as à da política externa do Brasil.

A doutora em Ciência Política pela Universidade Vanderbilt e professora titular do Instituto Universitário de Pesquisa no Rio de Janeiro (Iuperj), Maria Regina Soares Lima, ressaltou o papel da democracia na história da política externa brasileira e falou da adesão do Brasil à Organização Mundial do Comércio (OMC), da participação brasileira no G20 e em negociações internacionais, e de acordos comerciais, como o Mercosul e o Parlasul. De acordo com ela, a participação do País na cooperação econômica mundial, expandindo a política externa, trouxe novo significado até mesmo para as missões militares brasileiras.


Amazônia
Potencialidade econômica e preservação

O combate ao desmatamento, a regularização fundiária, o zoneamento econômico, a demarcação das terras públicas e o conhecimento das riquezas do subsolo são os principais desafios ambientais do Brasil, afirmou o ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Samuel Pinheiro Guimarães, durante o seminário Potencialidades Econômicas da Biodiversidade Amazônica: Desafios e Oportunidades, promovido pela Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais (Dirur) do Ipea, no dia 1º de dezembro.

O evento contou também com a presença de especialistas e pesquisadores de universidades e outros órgãos governamentais, que debateram propostas de políticas públicas para a Amazônia, de concessão de florestas e distritos florestais sustentáveis e alternativas sustentáveis de geração de energia.


Amazônia II
O potencial da pesca

O ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, também participou do seminário e defendeu que a melhor alternativa econômica sustentável para a Amazônia é a pesca e a aquicultura. Segundo Gregolin, a estimativa é de que se possa atingir a marca de 6 milhões de toneladas de pescado, já que a região é a maior reserva de água doce do mundo, com espécies nobres e diversificadas. A rentabilidade da aquicultura por hectare, portanto, pode ser muito maior que a da agropecuária.

A demarcação de quase 50% das terras indígenas na Amazônia foi apresentada pela representante do Ministério do Meio Ambiente, Nazaré Lima Soares, como um dos resultados positivos do programa piloto para a Proteção das Florestas Tropicais do Brasil. O projeto foi implantado com apoio do G-7, da Comissão Europeia e da Holanda, para incentivar o desenvolvimento de metodologias inovadoras para gestão, uso e proteção dos recursos naturais da Amazônia e da Mata Atlântica.
____________________________
Na edição 54, a revista Desafios do Desenvolvimento trouxe uma reportagem sobre o potencial da pesca.


Curso
Economia para movimentos sociais

Uma parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) e o Sindicato dos Engenheiros de São Paulo (SEESP) permitiu a realização, em São Paulo, de um curso de economia destinado especialmente aos movimentos sociais. O encontro aconteceu entre os dias 16 e 19 de novembro e incluiu temas econômico-sociais como o trabalho, o meio ambiente e as relações internacionais, além da análise de pesquisas macroeconômicas pelos técnicos e os diretores do Ipea.


Instituições mundiais
A necessidade de reconstrução

"As instituições hoje estão caducas e o que estamos vendo hoje são instituições provisórias (G8, G20). Por isso, estamos insistindo no fortalecimento, na reconstrução da legitimidade, da representatividade das Nações Unidas", afirmou o assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, durante o seminário Prioridades e Desafios da Política Externa Brasileira no Médio Prazo, promovido pela Diretoria de Estudos, Cooperação Técnica e Políticas Internacionais (Dicod) do Ipea.

O assessor explicou que o Brasil, apesar de ter um excelente mecanismo de política externa como o Itamaraty, se revelou despreparado, no passado, para assumir uma postura mais relevante no cenário internacional. Segundo ele, a visibilidade que o País conquistou recentemente no âmbito internacional se deve ao fato de o Brasil ter enfrentado de forma articulada grandes desafios como o crescimento econômico, distribuição de renda, equilíbrio macroeconômico e redução da vulnerabilidade externa, em um marco da democracia. A convergência desses fatores e os acertos da política externa no sentido de definir que lugar o Brasil deve ocupar no mundo permitiram o lugar de destaque que o País ocupa hoje. O seminário faz parte da estratégia do Ipea de ampliar o conhecimento sobre as políticas internacionais. A Dicod criou uma área específica para tratar do tema.


Mídia
Ipea e Socicom discutiram políticas de comunicação

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em parceria com a Federação Brasileira das Sociedades Científicas da Comunicação (Socicom), promoveu, em 23 de novembro, na sede da Fundaj, na capital pernambucana, o seminário Encontros Brasil Ipea 45 anos: Um Novo Ciclo do Pensamento Nacional - Uma reflexão sobre as políticas nacionais de comunicação.

O evento, parte das comemorações dos 45 anos do Instituto, contou com o apoio da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), da Associação dos Correspondentes Estrangeiros (ACE) e do Sindicato dos Jornalistas do Estado de Pernambuco (SJPE).

Dividido em três painéis, o seminário teve a presença de José Marques de Melo, presidente da Socicom,Cesar Bolaño, presidente da Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación (ALAIC), Jan Rocha, ex-correspondente da BBC no Brasil, Wu Zhihua, chefe-correspondente do Diário do Povo, da China, no Brasil, o jornalista e escritor Altamiro Borges, os professores Margarida Kunsch e Gilberto Maringoni, Nilo Gomes, Antonio Hohfeldt, entre outros.

O debate de pesquisadores, jornalistas e estudiosos resultou na publicação Reflexão sobre as políticas nacionais de comunicação, lançada na 1° Conferência Nacional de Comunicação, em Brasília, dia 17 de dezembro.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334