resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Seção de Notas

2010 . Ano 7 . Edição 59 - 29/03/2010

Artigo
Boletim Radar

A sexta edição do boletim Radar: Tecnologia, Produção e Comércio Exterior, produzida pela Diretoria de Estudos e Políticas Setoriais, de Inovação, Regulação e Infraestrutura (Diset), traz um artigo sobre a possível escassez de engenheiros no mercado e de fatores que interferem no equilíbrio entre oferta e demanda desse tipo de profissional. Segundo o técnico Divonzir Gusso, a exploração da camada do Pré-sal vai exigir uma quantidade maior de engenheiros do que a existente hoje no Brasil.

Outro artigo propõe uma reclassificação das propriedades agrícolas com base em uma matriz tecnológica. "Dados do último censo agropecuário mostram que, embora a agricultura familiar, no agregado, gere mais valor produtivo, a análise em separado dos cultivos mostra ganhos maiores na agricultura comercial", explica o pesquisador José Eustáquio.

E o terceiro artigo do boletim mostra a relação entre a Lei do Bem e a atividade de P&D (pesquisa e desenvolvimento) no Brasil. A autora, Graziela Zucoloto, afirma que, para as grandes empresas, a Lei do Bem ainda não foi capaz de alterar a distribuição setorial dos gastos em P&D existentes no País.


Produção
Aumento da produção industrial

O indicador de Produção Industrial Mensal (PIM) do Ipea estima um crescimento de 14,3% no mês de janeiro de 2010 em relação ao mesmo mês do ano anterior. Entre os indicadores setoriais, o principal destaque ficou por conta do fluxo de veículos pesados em rodovias, que avançou 5,5% na passagem de dezembro para janeiro, descontados os efeitos sazonais.

Em janeiro, todos os indicadores setoriais utilizados pela Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas (Dimac) do Ipea no modelo de previsão do PIM voltaram a apresentar crescimento quando comparados ao mesmo mês do ano anterior.

O setor de autoveículos, após duas quedas consecutivas, apresentou pequeno crescimento na margem, avançando 1,3% contra dezembro. Já as vendas de veículos comerciais leves, caminhões e ônibus novos encerraram o mês de janeiro em 213,3 mil unidades, subindo 8% em relação a janeiro de 2009.


Ipea e Caixa em parceria para discutir obras do PAC

Representantes do Instituto Ipea participaram de uma oficina promovida pela Caixa com o objetivo de elaborar modelo metodológico para avaliar os impactos dos empreendimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a partir da experiência no Complexo do Morro do Alemão, no Rio de Janeiro. A atividade ocorreu no auditório da superintendência regional do banco no Centro da capital fluminense, nos dias 10 e 11 de março.

O encontro teve a participação de cerca de 30 técnicos da Caixa, do Ipea, dos governos estadual e municipal do Rio, do Ministério das Cidades e do Consórcio Rio Melhor. A validação da metodologia de avaliação vai permitir saber o que está sendo produzido, com que qualidade, e o grau de satisfação das populações beneficiadas em todas as obras do PAC no País. A metodologia resultante do Acordo de Cooperação Técnica entre a Caixa e o Ipea será utilizada em outros projetos financiados pelo banco.


Evento
Cooperação entre Ipea e o Itamaraty

O Ipea e o Ministério das Relações Exteriores (MRE) promoveram em fevereiro o evento Ipea e as Relações Econômicas e Políticas Internacionais, no qual foi feita a divulgação do Boletim de Economia e Política Internacional e da Revista Tempo do Mundo.

O subsecretário de Cooperação e de Promoção Comercial do Ministério, Ruy Nogueira, afirmou que a parceria entre Itamaraty e Ipea já existia, mas agora essa cooperação passa a ser efetiva, considerando a internacionalização do Instituto na África, América Latina e Haiti, objetos de estudos sobre os mais diversos assuntos, como clima, G20 e energia.

O presidente do Ipea, Marcio Pochmann, ressaltou a importância dessa colaboração, pois o Instituto "não deve produzir estudos meramente acadêmicos, mas análises que tenham repercussão e apoio dos embaixadores, que são os gestores da política internacional brasileira".

O ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Samuel Pinheiro Guimarães, destacou os impactos dos acordos internacionais nas políticas públicas do Brasil. "A responsabilidade é muito grande para os que estão à frente dessas negociações. Por isso, a necessidade dessa parceria com o Ipea, que está em um processo permanente de geração de conhecimento sobre a realidade brasileira, cada vez mais complexa", afirmou o ministro.


Emprego
Pequenas empresas geram mais empregos

Comunicado da Presidência n° 39 mostra que o Brasil pode ter 19,3 milhões de postos no setor privado nos próximos dez anos, se o País mantiver a média anual (4,2%) de expansão da ocupação em pequenos estabelecimentos privados não agrícolas das duas últimas décadas. O estudo traçou um perfil atual e futuro das ocupações em empreendimentos com até dez trabalhadores no Brasil e mostrou que eles geram duas de cada três vagas abertas no setor privado não agrícola no País.

Segundo o Comunicado, entre 1980 e 2008, foram gerados 16,9 milhões de postos no setor. O aumento no número de novos empregos levou a uma queda na renda média dos ocupados (17,5%). "Essa queda foi provocada por um movimento combinado entre redução do peso da remuneração do trabalho no PIB e o aumento da ocupação", disse o presidente do Ipea, Marcio Pochmann. Apesar disso, a taxa de pobreza absoluta entre os trabalhadores diminuiu de 30,3% para 17,4%.

Das novas ocupações geradas nos pequenos negócios, 52,1% são de trabalhadores com ensino médio. Segundo Pochmann, apesar dos avanços ocorridos nos últimos anos, o Brasil ainda não tem uma estrutura bancária que atenda às necessidades dos pequenos negócios.


Mercado
Mão de obra no pós-crise

A demanda e oferta de mão de obra no pós-crise no mercado de trabalho brasileiro foi o tema do estudo Emprego e oferta qualificada de mão de obra no Brasil: impactos do crescimento econômico pós-crise, do Ipea. Os dados reunidos no Comunicado do Ipea nº 41, com informações nacionais, regionais e por unidade da federação que apresentam a geração de empregos setoriais, estimam a demanda e a oferta de mão de obra no mercado nacional após passada a crise financeira que abalou economias pelo globo.

Por meio do Comunicado, é possível saber quais os setores que mais demandarão e mais ofertarão oportunidades de ocupação neste ano. O estudo considera, ainda, que apenas uma parte dos trabalhadores em busca de ocupação está qualificada e tem experiência profissional para responder à demanda de postos de trabalho.

O documento foi feito com base em informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Ministério do Trabalho e Emprego.


Nota técnica
Arrecadação e carga tributária

A evolução dos tributos no país foi tema da nota técnica Estimativa da Carga Tributária de 2002 a 2009, elaborada pela Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas (Dimac). O documento traz estimativas sobre a carga tributária nos cinco anos que antecedem 2009, e também avalia quais foram os tributos que contribuíram para a queda na arrecadação, registrada no ano passado. Impostos sobre produção e renda tiveram trajetória distinta da arrecadação sobre folha de pagamento, por exemplo.

O estudo traz ainda um resumo da carga tributária bruta, a desagregação da carga bruta e ainda um anexo com a matriz de estimação da carga.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334