resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Globalização: a sorte favorece os corajosos

2004. Ano 1 . Edição 5 - 1/12/2004

Marcelo Piancastelli

livro021

Brilhantemente escrito, o livro de Lester Thurow apresenta a globalização como sendo "uma Torre de Babel econômica, com estrutura capitalista e crescimento baseado em novas tecnologias, cuja marca registrada é a instabilidade latente acompanhada por crescentes desigualdades entre o mundo desenvolvido e o em desenvolvimento".

A globalização é uma resultante da evolução da economia e da sociedade americana. São inúmeras as assertivas do tipo "o resto do mundo não pode impedir os Estados Unidos de fazer aquilo que realmente querem fazer ou forçá-los a fazer qualquer coisa que não queiram". "A América não pode ser controlada, mas pode ser engajada." "Construir uma economia global é uma das maneiras de engajar os Estados Unidos."

Os desequilíbrios econômico e militar entre os EUA, a Europa e o Japão são frutos de decisões tomadas pela Europa e pelo Japão. O Japão não é um participante do jogo geopolítico global. A Europa decidiu não alocar seus recursos em atividades militares, mas investir na integração européia. Assim, a visão americana será central no formato que a globalização vier a tomar. Apenas com a participação dos demais países, o uso arbitrário do poder americano poderá ser limitado. Aqueles que embarcarem poderão ser recompensados, aqueles que não o fizerem serão deixados para trás.

Embarcar significa assumir riscos, conviver com a instabilidade, com o imprevisível, ajustar-se sempre, buscar a inovação tecnológica como alavanca para o desenvolvimento e reconhecer que inovações são suscetíveis de fracassos. A recompensa, no entanto, não é automática. Pode depender da sorte!

Persistem, no entanto, limitações e ameaças à globalização. Os crescentes déficits orçamentários e de comércio americanos; as violações dos direitos de propriedade intelectual em escala mundial, a estagnação da economia japonesa, a participação de um maior número de países em desenvolvimento e a reforma do Banco Mundial e do FMI. Vamos nos ater a estas duas últimas considerações. Aos países em desenvolvimento cabe trabalhar para elevar a produtividade de suas economias e reorganizar-se socialmente em busca de sistema educacional mais adequado. Cada país deve aprender a conviver com as instabilidades da globalização. Com medidas adequadas será possível acelerar o processo de desenvolvimento econômico. A ajuda externa deve ser oferecida àqueles que apresentarem a necessária organização social e econômica. Em contrapartida, os países desenvolvidos devem abolir seus subsídios agrícolas em troca da abertura de mercado nos setores serviços, tecnologia avançada e serviços industriais. Tudo isto, exposto de maneira elegante, num inglês irretocável, soa um tanto irreal ou como sonata de Schubert, a critério do leitor.

O autor conclui afirmando que todas as sociedades bem-sucedidas souberam quando mudar. Aqueles que derem o salto inicial podem até perder, mas aqueles que não mudam perderão sempre. A sorte pode favorecer os audaciosos!

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334