resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
O comércio internacional sob o olhar brasileiro

2005. Ano 2 . Edição 7 - 1/2/2005

por Paulo Roberto de Almeida

livro032

O embaixador Rubens Ricupero, recém-retornado ao Brasil após nove anos à frente da Unctad, em Genebra, assina um interessante prefácio a este livro, ao qual deu o nome de "Teoria geral do desemprego, da usura e da especulação", onde tece considerações de espírito keynesiano em torno do eterno problema da desigualdade nas relações econômicas internacionais.

Este livro, que merecia ter sido mais noticiado pela mídia, foi lançado justamente quando se realizava em São Paulo, em junho de 2004, a XI Unctad (a primeira e única vez no Brasil, graças ao empenho de Ricupero). Na conferência foram discutidos os principais problemas dos países em desenvolvimento no contexto global, mas a obra adota uma perspectiva propriamente brasileira, como diz o subtítulo, para enfocar os mesmos problemas, com ênfase na questão do comércio internacional.

Os autores são especialistas acadêmicos e pesquisadores do ramo, todos com trabalhos anteriores em suas respectivas áreas. Estas cobrem a evolução histórica do conceito de desenvolvimento, os desafios da globalização e o itinerário teórico e prático do comércio internacional, inclusive no que se refere a sua estrutura institucional (isto é, a passagem do GATT para a atual OMC), com um exame mais detido da experiência do Brasil nas diversas rodadas de negociação.

Os ensaios traduzem muito bem o aperfeiçoamento do pensamento brasileiro em matéria de desenvolvimento econômico no contexto do sistema multilateral de comércio, vale dizer, da globalização produtiva e da liberalização dos regimes de investimentos diretos estrangeiros. A obra cumpre seu papel de oferecer uma discussão informada, tecnicamente rigorosa e metodologicamente bem fundamentada, sobre os diversos aspectos envolvidos nos desafios do processo de desenvolvimento na era da globalização.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334