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A inovação ganha terreno no Brasil

2005. Ano 2 . Edição 11 - 1/6/2005

Clarissa Furtado

O livro Inovações, Padrões Tecnológicos e Desempenho das Firmas Industriais Brasileiras, editado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), traça um mapa completo da inovação tecnológica na indústria brasileira, com dados de 72 mil empresas industriais com mais de dez funcionários. Trata-se do maior conjunto de informações jamais reunido sobre as empresas industriais brasileiras mapeando suas estratégias competitivas e seus resultados. O trabalho possibilitou a elaboração de um diagnóstico preciso que irá apoiar a política industrial do país.

A publicação mostra que inovar e diferenciar produtos torna as empresas mais produtivas e competitivas no mercado doméstico e internacional. A inovação tecnológica tem impacto positivo sobre o desempenho exportador do setor privado, aumentando o volume exportado e o valor agregado às exportações. Os ganhos da inovação refletem-se também nos salários. Em média, a remuneração mensal dos empregados nas firmas que inovam e diferenciam produtos é de 1.254,64 reais, muito superior ao salário de 512,43 reais que é pago em média ao trabalhador no setor industrial brasileiro.

O estudo aponta que nas firmas de capital nacional os gastos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) interno como proporção do faturamento são 80,8% maiores que os realizados pelas subsidiárias estrangeiras que produzem na indústria brasileira. Por outro lado, as empresas brasileiras que se internacionalizam por meio de investimentos em outros países exportam bens de maior valor agregado.

Os resultados deste trabalho são especialmente relevantes porque mostram evidências de que a nova competitividade da indústria brasileira estaria sustentada em uma nova visão empresarial, que tem surgido no país após a abertura da economia. Esta nova postura é entendida como responsável por aproximar a indústria brasileira dos modernos padrões de competição do mercado internacional, basicamente guiados pela capacidade de as firmas realizarem inovação tecnológica e diferenciarem produtos.

A pesquisa mostra que ainda há um longo caminho a seguir. No Brasil, 31% das empresas realizam algum tipo de inovação tecnológica enquanto nos países desenvolvidos esse índice é superior a 50%. O investimento em P&D também é baixo: 0,7% do faturamento das empresas, diante de 2,5% da França e 2,6% da Alemanha. Mas o avanço foi grande. A participação das empresas que inovam e diferenciam seus produtos no faturamento total da indústria já é de 25,9%. O trabalho foi realizado por pesquisadores do Ipea, sob a coordenação de João Alberto De Negri e Mario Salerno, e contou com a colaboração de especialistas de universidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais e Brasília, num total de 32 colaboradores.

 
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