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A dura marcha do desenvolvimento nacional

2005. Ano 2 . Edição 11 - 1/6/2005

Paulo Roberto de Almeida

A obra em dois volumes resulta de seminários organizados por professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no final de 2003, cobrindo grandes temas da economia e da ciência e tecnologia, com a participação de formuladores de políticas e de acadêmicos brasileiros e estrangeiros. O debate partiu da idéia de que o desenvolvimento é um processo sustentado de crescimento, transformação produtiva e distribuição de riquezas, ou seja, uma definição fortemente lastreada nos conceitos do economista Celso Furtado, cujo texto "Para recuperar o dinamismo" abre a edição. Os 15 trabalhos constantes do primeiro volume cobrem problemas cruciais de gestão macroeconômica, de infra-estrutura, de competitividade, do papel da ciência e inovação e das tecnologias da informação. Surpreendentemente, os organizadores iniciam a discussão sustentando que, "à diferença da década de 50, não existe neste começo de século 21 uma definição clara dos caminhos para o desenvolvimento brasileiro".

Os autores, com base num exame das restrições de curto prazo e das dificuldades estruturais existentes, procuraram elucidar as razões das limitações e dos obstáculos que se interpõem à definição de um projeto de médio e longo prazos para o desenvolvimento brasileiro. As tarefas e recomendações formuladas ao longo do livro parecem, mas nem sempre são fáceis de serem concretizadas: promover a modernização tecnológica com base em metas e objetivos estratégicos; integrar políticas macroeconômicas, tecnológicas, industriais, de regulação de mercados e de comércio exterior; promover políticas de inclusão social com base na educação e no emprego; superar os problemas de financiamento de longo prazo; articular os papéis do Estado e do mercado na infra-estrutura; articular as ações das instituições e do setor privado para a ciência e a tecnologia; estruturar blocos comerciais e negociar acordos internacionais.

Os organizadores acreditam que o momento é propício para a definição dessas estratégias de desenvolvimento e, como acadêmicos, acham que não se pode desvincular as políticas da teoria. Eles também consideram que as condições necessárias e suficientes para gerar um ciclo virtuoso de desenvolvimento não surgem automaticamente, mas dependem de "intervenções públicas específicas e coordenadas", o que talvez já seja mais difícil de assegurar. Em todo caso, tanto no seio da academia quanto no âmbito do governo e entre os grandes grupos econômicos nacionais parece estar emergindo um consenso sobre o conjunto de tarefas indispensáveis para sustentar um novo ciclo de desenvolvimento. Celso Furtado, por exemplo, acredita que isso requer uma alteração nos mecanismos estruturais de concentração da renda. Outros autores preferem enfatizar os requerimentos tecnológicos e de infra-estrutura, inclusive nas áreas do conhecimento e da inclusão digital.

Todos concordam em que a retomada do crescimento depende de aumento nos investimentos e que isso terá de ser feito em bases diferentes daquelas existentes nos anos 50. A presença ativa do Estado é vista como "uma regularidade da história" em quaisquer experiências de países bem-sucedidos. Mas poucos autores concordariam, por exemplo, em que o Estado brasileiro pode ter atuado, na fase recente, como obstáculo importante ao crescimento ao drenar recursos do setor privado para seu próprio consumo. Este debate será retomado no segundo volume da obra, Instituições Políticas e Sociedade, que se dedica, justamente, ao papel do Estado e das instituições na elaboração e na implementação de políticas de longo prazo relativas às estratégias de desenvolvimento.

 
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