resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Influências esquecidas

2005. Ano 2 . Edição 15 - 1/10/2005

Giovana Tizianni

Que a sociedade brasileira é resultado da miscigenação de negros, brancos e índios, todos sabemos. Gilberto Freyre, entre tantos, já explorou bem as razões e as implicações dessa mistura em sua obra Casa Grande e Senzala. Mas da parcela branca só os portugueses são mencionados. O que Victor Leonardi faz, no livro Os Navegantes e o Sonho, é adicionar outro elemento formador do jeito de ser do brasileiro: os orientais. O autor lembra e descreve objetos e hábitos vindos da Ásia que, de tão incorporados ao dia-a-dia do brasileiro, até parecem "produção nacional" e, por esse motivo, passam ocultos. É o caso da jaca, do coco, dos gados nelore e gir, e até da tão "original" manga.

Outro fato curioso que chama a atenção para a presença do Oriente em nosso caldo cultural é que o budismo, religião surgida na Índia, é praticado por apenas 0,1% da população indiana, mas no Brasil, em 1990, 0,3% da população era budista. A maior parte das histórias que ele reconta nesse ensaio remete aos tempos coloniais em que o Brasil e a Índia estavam sob o domínio da Coroa portuguesa. Os portos brasileiros eram paradas obrigatórias para os navegantes que iam do Atlântico em direção ao Índico. Aqui, nas costas brasileiras, o contato com os navios que iam e vinham da Ásia era intenso e rotineiro. Mas Leonardi não quer apenas descrever essas "marcas" orientais na cultura brasileira. Seu objetivo é nos convencer de que o imaginário e a sensibilidade típicos do brasileiro devem, e muito, à influência do Oriente.

Ele chama a atenção também para o fato de que a Índia influenciou cronistas, autores e poetas portugueses e, conseqüentemente, todas as formas de expressão em língua portuguesa. Camões, Bocage e Gil Vicente conheciam e viveram a Índia intensamente. Isso sem contar que Portugal esteve sob o domínio do mundo árabe durante 431 anos. Logo, os portugueses, quando vieram para o Brasil, já trouxeram na bagagem parte da sensibilidade oriental. Mas por que então quase não se fala dessa influência? Portugal, segundo o autor, "cortou da memória" os vínculos com o mundo árabe. Talvez por querer apagar de sua história um período de dominação. O Brasil, por sua vez, conhece pouco ou quase nada a Ásia. Aliás, o autor usa o termo Ásia para se referir não só a formas de vida tradicionais e distantes da modernidade, mas também às atividades relacionadas à intuição e à imaginação.

O que Leonardi propõe e estimula em Os Navegantes e o Sonho é que estudantes e pesquisadores desvendem esse continente. E o objetivo da empreitada é entender o "caráter aberto e inconcluso" da cultura brasileira e tirar melhor proveito desses traços tão peculiares. E, quem sabe até, encontrar alternativas para alguns de nossos problemas.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334