resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Livros e Publicações

2005. Ano 2 . Edição 17 - 1/12/2005

Luiz Henrique Proença Soares

Em seu primeiro trabalho publicado no Brasil, Carlos Lopes compartilha conosco uma instigante reflexão sobre o nosso tempo e sobre os intrincados caminhos a serem percorridos pelas nações na busca da felicidade para seus povos. Seu texto é denso, elegante e direto. Sentem-se nele as marcas de uma sofisticada formação acadêmica - que o levou, há quase 25 anos, a investigar as condições do subdesenvolvimento de sua Guiné-Bissau e o descompasso entre as estruturas locais e a visão dos desenvolvidos. Fica igualmente claro o seu compromisso com a busca de melhores condições de vida para a imensa maioria de pobres que habita o nosso planeta. O texto se beneficia ainda do olhar privilegiado de quem tem vivido com intensidade a rica experiência como alto funcionário do sistema Nações Unidas - Lopes acaba de deixar o posto de Representante Residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) no Brasil para assumir o de principal assessor do Secretário-Geral da ONU (veja a entrevista com ele publicada em Desafios n.º 16).

O resultado desse percurso intelectual e de vida é um relato técnico e objetivo dos aspectos centrais do funcionamento dos organismos internacionais dedicados à promoção do desenvolvimento, e uma crítica profunda de alguns dos principais pressupostos e posturas dessas instituições. Apesar disso e da contundência com que ele nos mostra as dimensões das desigualdades no mundo contemporâneo, o que fica no leitor está longe do desânimo e da desesperança. Ao contrário, ao organizar esse relato com base no trinômio conhecimento-desenvolvimento-liberdade, Lopes sugere os caminhos a serem trilhados para os países pobres e emergentes construírem estratégias para o seu desenvolvimento sustentável. E aborda as mudanças que os países ricos deveriam adotar para a construção de um mundo mais justo. O conhecimento é aqui apresentado e amplamente discutido como desenvolvimento de capacidades nos níveis individual, institucional e social, conceito central na literatura sobre desenvolvimento e fortemente associado às atividades de assistência técnica internacional. O desenvolvimento não é apenas tratado como a busca por melhores condições materiais de vida, mas como pré-condição necessária para que se respeite a diversidade de culturas, opiniões e escolhas, isso sim capaz de levar à felicidade.

O autor discute alguns termos do “novo vocabulário da assistência internacional” - atribuição de poder, responsabilização, apropriação, transparência, participação e outros -, assim como o papel das Estratégias para a Redução da Pobreza, adotadas em 1999 pelo Banco Mundial e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI). Como não poderia deixar de ser, demonstra a relevância dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, de que é um importante animador, na luta contra a pobreza.

Ao tratar dos desafios atuais, Carlos Lopes nos apresenta uma interessante discussão sobre a “fuga de cérebros” dos países menos desenvolvidos e lista mecanismos para reverter esse processo. E ressalta a importância específica do desenvolvimento de capacidades nos países pobres e em desenvolvimento para a negociação dos acordos de comércio internacional, como forma de explorar todas as potencialidades permitidas pelas regras da matéria.

Lopes incorpora a lógica e os interesses dos países doadores das instituições internacionais, mas tem sempre como perspectiva a dos chamados países recebedores - sem, entretanto, deixar de problematizar essa condição e o papel de suas elites. Questiona também a atuação e os interesses dos chamados “profissionais da indústria do desenvolvimento”. A estes - e mais ainda aos que não querem se deixar lograr por eles - interessa, sobretudo, a leitura dessa inestimável contribuição para a superação das desigualdades no mundo.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334