resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Éramos felizes e sabíamos

2006. Ano 3 . Edição 19 - 7/2/2006

por Paulo Roberto de Almeida

estante3_78Juscelino Kubitschek, O Presidente Bossa Nova
Marleine Cohen
Editora Globo, 2005, 312 p., R$ 42,00

O centenário de nascimento do expresidente Juscelino Kubitschek vem sendo verdadeiramente comemorado no país. Com seu permanente sorriso de olhos franzidos e o lema visionário de realizar "cinqüenta anos em cinco",JK é o nosso mandatário mais simpático e emblemático de um tempo feliz. Não é à toa, portanto, que a mídia, mais do que ningém se debruça tão intensamente sobre a vida desse símbolo nacional. Junto com JK, o país e o mundo viveram um período de prosperidade e otimismo.No Brasil,a renovação dos costumes iniciada na segunda metade dos anos 50 produziu a bossa nova e o cinema novo,popularizou o biquíni e trouxe o nosso primeiro caneco da Copa do Mundo.A televisão acabava de entrar nos lares e a década terminaria com os primeiros carros nacionais na garagem da classe média.

Tudo isso é bem mostrado em "Juscelino Kubitschek,O Presidente Bossa Nova",o que é muito útil,em especial para quem não vivenciou aquele período. O livro não se aprofunda em análises históricas mais ousadas: está centrado na pessoa de Juscelino, em sua carreira e seus feitos, dando atenção especial à epopéia que foi a construção de Brasília.Sua leitura é leve e reconfortante ao mostrar que o desenvolvimento pode não ser apenas uma miragem no horizonte.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334