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Livros e publicações

2008 . Ano 5 . Edição 43 - 17/05/2008

rd43sec03img01Interesse Nacional
Ano I,nº 1, abril-junho de 2008 (trimestral), R$ 25,00

 

 

 

 

 

Nasce uma nova revista

Paulo Roberto de Almeida

Em países marcados pela luta entre partidos, com agendas cheias de reformas inacabadas, definições do que seja exatamente o interesse nacional são tão diversas quanto os grupos que disputam o poder e buscam mobilizar o apoio da sociedade para suas plataformas nem sempre consensuais para todas as classes e setores nacionais. Assim, o surgimento de uma revista que pretende, justamente, discutir questões relevantes, sem necessariamente partir de uma definição preconcebida do que seja o interesse nacional, deve ser saudada como um bem-vindo aporte intelectual ao debate público em torno das grandes questões da agenda nacional. Os editores da nova publicação, Rubens Antonio Barbosa e Sérgio Fausto, dizem, na introdução, que a revista não defenderá uma única visão, "não promoverá convergências de opiniões".

"Seu único compromisso é com o debate qualificado de idéias e com a relevância das questões, na interseção entre assuntos domésticos e assuntos internacionais", prosseguem. Contando com um conselho editorial de 24 membros, de esquerda e de centro (já que ninguém, neste país, se reconhece como de direita), a revista explicita, em seu primeiro número, um problema atual: Rubens Barbosa dá a partida criticando a política externa para a América do Sul, focando a questão do ingresso da Venezuela no Mercosul. O tema é em seguida defendido pelo assessor de assuntos internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, que justifica a "opção sul-americana" da atual diplomacia presidencial.

Comparecem a seguir dois defensores de visões opostas sobre o que constitui o interesse nacional na atualidade brasileira: Gustavo Franco trata da inserção externa e do desenvolvimento brasileiro, registrando o que ele chama de "consenso envergonhado", isto é, a adesão dos atuais mandatários, não às idéias, mas às práticas econômicas dos seus antecessores, responsáveis pela estabilização do Plano Real e pela abertura da economia. Luiz Gonzaga Belluzzo ataca, por sua vez, o que ele chama de "mitos do consenso liberal", destacando a "mão visível" do Estado na competição capitalista. Na verdade, ele mesmo reconhece que as antigas oposições excludentes - Estado vs. mercado, integração internacional vs. políticas nacionais - "não são perspectivas incompatíveis", e conclama à superação de "falsas dicotomias", em prol de uma "nova relação entre o Estado e o setor privado em termos mais favoráveis ao desenvolvimento do país".

O embaixador Everton Vargas, encarregado de temas ambientais no Itamaraty, apresenta a visão oficial sobre as negociações em torno das mudanças climáticas, mas este primeiro número não traz nenhuma posição alternativa sobre os desafios a serem ainda vencidos para que o chamado "desenvolvimento sustentável" deixe o campo da retórica diplomática. O professor de direito Joaquim Falcão aborda a difícil questão da reforma do Judiciário. Ele demonstra como grande parte dos recursos e agravos que chegam ao Supremo se referem a casos envolvendo servidores públicos e militares. Isto se dá, segundo ele, porque o Brasil "é um dos únicos países do Ocidente - se não o único - onde a Constituição trata do servidor público em tantos dispositivos - são 62 (!), entre títulos, artigos, parágrafos, incisos e alíneas..." Em outros países, se trata de matéria infraconstitucional.

O ex-diretor da Radiobrás Eugênio Bucci discute a razão de ser das emissoras públicas, perguntando logo de início se o Brasil precisa disso. Ele considera que a TV pública só se justifica se for capaz de melhorar os processos democráticos, a geração de cultura, a diversi dade, a inclusão social, e se elevar o ní vel de fundamentação das decisões políticas. O último artigo, que aliás deveria ser o primeiro em qualidade e importância, trata do fantasma da "internacionalização do ensino superior", recentemente atacada pelo secretário de ensino superior do Ministério da Educação (MEC). Cláudio de Moura Castro demonstra que se está fazendo barulho por nada, que esse "perigo" é inexistente ou irrisório, mas que, se ele existisse de verdade, seria um bemvindo impulso à maior inserção externa das nossas instituições do terceiro ciclo.

O perigo maior, na verdade, é o isolacionismo no qual vive a maior parte das universidades: "o Brasil se encolhe e teme as influências alienígenas no seu ensino". O que de melhor ocorreu com o nosso ensino superior, lembra ele, foi a "horda de mestres e doutores que retornaram das melhores universidades dos Estados Unidos e da Europa", trazendo novos ares, metodologias inovadoras, reforçando a pesquisa em pós-graduação. O problema é que essa abertura não alcançou a graduação: "Precisamos ventilar as idéias mofadas que esmagam nossos cursos de graduação. Nesse sentido, a internacionalização é mais do que bem-vinda. O influxo de experimentos e idéias de outros países poderia ter um papel relevante para arejar nosso ensino". Talvez a União Nacional dos Estudantes (UNE) não concorde...

 
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