resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Livros e Publicações

2010 . Ano 7 . Edição 58 - 26/02/2010

rd58sec11img02Planejamento e Políticas Públicas - nº 33
Ipea - 322 páginas
Liana Maria da Frota Carleial e Bruno de Oliveira Cruz - editores

Políticas públicas e resultados


A publicação Planejamento e Políticas Públicas traz, em seu número 33, 11 estudos sobre meio ambiente, mercado de trabalho, incentivos a polos e parques tecnológicos, transferência de renda e orçamento participativo, com a avaliação de casos concretos em regiões ou municípios. Os estudos mostram, por exemplo, que no semiárido nordestino predomina a chamada economia sem produção, ou seja, a economia sustentada em programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, previdência e assistência social e nos salários pagos aos servidores públicos. As transferências de recursos para o semiárido do Nordeste aumentaram a partir de 1980, com a criação de novos municípios (e contratação de funcionários) e a extensão do direito de aposentadoria aos trabalhadores rurais. A instituição do Programa Bolsa Família deu novo impulso a essas transferências. Entretanto, a região continua a apresentar os piores indicadores sociais do País. Na avaliação dos técnicos do Ipea, isso indica que as transferências, de forma isolada, não são a melhor forma de promover o desenvolvimento.

Os exemplos da fruticultura às margens do rio São Francisco e do polo calçadista em Sobral (CE) demonstram que investimentos em infraestrura e incentivos fiscais coordenadorapodem transformar a realidade, com a implantação de uma economia dinâmica e moderna. Já as transferências não contribuem para criar uma economia dinâmica que gere emprego e renda. É preciso, portanto, complementar as transferências com investimentos que estimulem a produção e o desenvolvimento efetivo da região.

rd58sec11img01

Cultivando os Frutos Sociais: A Importância da Avaliação nas Ações das Empresas
Ipea - 90 páginas
Anna Maria T. Medeiros Peliano - coordenadora

Medindo impactos das ação sociais

Grande parte das empresas investe em ações sociais, revelam os estudos do Ipea, que vem acompanhando a questão há 10 anos. Mas poucas se interessam em saber o resultado desses investimentos. A investigação desse fenômeno pelos técnicos do Instituto resultou na publicação de Cultivando os Frutos Sociais: A Importância da Avaliação nas Ações das Empresas, um trabalho que ressalta a importância da adoção de programas de avaliação e monitoramento da boa aplicação do dinheiro, de forma a obter os melhores resultados.

Embora caiba ao Estado atuar na área social, é considerável a ação das empresas e de entidades sem fins lucrativos em favor das populações mais pobres. Entre 2004 e 2006, por exemplo, aumentou de 59% para 69% a taxa das empresas que investiram R$ 5,5 bilhões nesse tipo de editoresação. "À relevância do assunto somam-se o ineditismo das informações apresentadas, seu caráter multiplicador tanto para estudos quanto para ações futuras, assim como a seriedade técnico-científica ímpar que sempre caracterizou os trabalhos desenvolvidos no âmbito da pesquisa, sem, contudo, circunscrever a compreensão do livro ao universo dos especialistas", escreve Marcio Pochmann, presidente do Ipea, na apresentação do livro.

A ação social das empresas ganhou relevância nos anos 1990, quando se contentavam em destinar parte dos seus lucros a esses projetos. Era esse o diferencial. Agora, surge uma nova fase: para se diferenciar, não basta o simples fato de liberar recursos, mas é preciso verificar se o dinheiro aplicado está efetivamente produzindo resultados na melhoria das condições de vida da comunidade. Embora seja pequeno o número de empresas que monitoram suas ações, o livro é uma importante contribuição ao debate e à tomada de consciência e um novo posicionamento das empresas, para que persigam a eficiência em seus projetos sociais com o mesmo afinco com que gerem seus negócios.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334