resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Sonho de empresa

2004. Ano 1 . Edição 3 - 1/10/2004

por Mônica Teixeira 

 

circuito01

Quem precisar de um paradigma de sucesso da empresa de base tecnológica, pode encontrá-lo na Pipeway, nascida de uma tecnologia desenvolvida na PUC-Rio por encomenda da Petrobras. Pipe, de cano; Way, de abrir caminho - a empresa fabrica e opera equipamentos que vasculham tubulações de óleo e gás para detectar pontos fracos. Mas não foi apenas vendendo os "pigs" - o equipamento também serve para remover a sujeira de tubulações - que a Pipeway cresceu e tornou-se líder na América Latina. Como estratégia de mercado, ela informa ao cliente onde estão os problemas e não o abandona na hora de solucioná-los. Assim, o faturamento pulou de 100 mil reais em 1998 para 6,3 milhões de reais em 2003.

O sucesso anima os quatro sócios - dois são pesquisadores que desenvolveram a tecnologia. A empresa ficou incubada no Instituto Gênesis, da PUC; conseguiu sair e continuar crescendo, o que não é regra. Em parceria com uma empresa dos EUA - as parcerias são a estratégia para entrar nos mercados do hemisfério norte - , os pigs da PipeWay foram usados na inspeção de uma linha de dutos de 322 km, fato inédito na história.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334