resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Ciência & inovação

 

2007 . Ano 4 . Edição 30 - 11/1/2007

Por Andréa Wolffenbüttel

Laticínios

Leite em pó a bom preço

O desperdício de leite por parte dos criadores de cabras da região de Viçosa (MG) levou dois alunos da Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário e Florestal (Cedaf), da Universidade Federal de Viçosa (UFV), a inventar um equipamento econômico de produção de leite em pó. Os alunos constataram que os donos de rebanhos caprinos da vizinhança, quase todos pequenos criadores, consumiam a carne, mas não faziam uso do leite, que em cerca de três dias torna-se inadequado à alimentação humana. Decidiram encontrar uma solução para o problema e acabaram inventando um sistema barato, composto de um compressor e um forno elétrico, que permite tratar 10 litros de leite por hora, gerando cerca de 1, 2 quilo de pó. Esse pó pode ser armazenado e comercializado posteriormente. A maior vantagem da nova máquina é seu preço.Enquanto no mercado nacional um equipamento semelhantes custa cerca de 48 mil reais, o produzido pelos alunos da UFV não sairá por mais de 1.000 reais.A máquina ainda está em fase de patenteamento e quando entrar em produção poderá beneficiar os pecuaristas não só de Viçosa, mas sobretudo da região Nordeste, que concentra cerca de 90% dos rebanhos caprinos do país.

circuito2_605

Software

Tecnologia na ponta dos dedos

A identificação eletrônica de impressões digitais é um processo cada vez mais aplicado. Ela controla desde a entrada a um estádio de futebol até o acesso aos cofres de um banco. Por isso, os softwares capazes de distinguir as impressões digitais são cada vez mais sofisticados e caros.O sistema desenvolvido pela empresa brasileira Griaule, de Campinas, no interior de São Paulo, está entre os melhores do mundo e já conquistou clientes nos Estados Unidos, México, Venezuela, Chile e Israel. Os programas da Griaule equiparam as 25 mil urnas eletrônicas com leitores de impressão digital que serão usadas nas próximas eleições. Em 2003, o Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos Estados Unidos realizou um teste de grande escala, com 1 bilhão de comparações de impressões digitais. Na ocasião, o sistema da Griaule, única empresa do hemisfério sul a participar, ficou em oitavo lugar, disputando com competidores de peso, como Motorola e NEC, e saindo- se melhor do que algumas gigantes, entre elas a Raytheon. Recentemente, a tecnologia de emissão de passaportes da Griaule foi adquirida pela Costa Rica, por meio da empresa francesa Oberthur, que produz esse tipo de documento para oitenta países.

Telefonia

Que celular cheiroso!

O presidente da filandesa Nokia anunciou recentemente que a empresa está se preparando para lançar um celular capaz de gravar odores. O executivo disse que os aparelhos do futuro devem ser equipados com recursos mais sensoriais, como a reprodução das recordações olfativas dos clientes. Em vez de baixar novos toques, os usuários passarão a baixar novos cheiros.

Saúde

O fim da poliomielite

O mundo está a um passo de se livrar da poliomielite. Em 2006, foram registrados menos de 2 mil casos, número insignificante se comparado aos 350 mil em 1991. Um programa da Iniciativa Global para a Erradicação da Pólio, junto com a Fundação da Organização das Nações Unidas, governos e ONG's pretende imunizar todas as crianças do mundo em 2007, tornando a pólio uma doença do passado.

circuito1_6098


Educação

O engenheiro moderno

Ter o diploma de uma boa escola já não é mais garantia de sucesso para os engenheiros. Essa foi a conclusão apresentada pelo estudo "Excelência em engenharia global". O trabalho é uma iniciativa da AG Continental, empresa alemã do setor automotivo, e foi elaborado por oito universidades de seis países, inclusive a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).O objetivo do trabalho foi criar diretrizes para as instituições de ensino prepararem melhor seus alunos para a prática global da profissão.Os principais tópicos são os seguintes:

- Tornar a competência global uma qualificação central nos programas de educação;
- Dar prioridade à mobilidade transnacional de estudantes;
- Estreitar as relações com a indústria para vincular o ensino à prática profissional globalizada;
- Empreender esforços para uma fundamentação teórica da conduta e dos modelos de aprendizagem, dos processos organizacionais e dos métodos de gerenciamento dos programas focados em competência global.

A íntegra do estudo está disponível no endereço www.global-engineering-excellence.org

Fotografia

Haja retrato!

A expectativa de vendas para o ano que vem é de 82 milhões de máquinas fotográficas digitais, o que representará um crescimento de 7% em relação a 2006. O último levantamento do mercado da fotografia digital estimou que o movimento anual está na casa de 18 bilhões de dólares.

Financiamento

Matemática científica

Desde 2002 até novembro de 2006, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) investiu cerca de 12 milhões de reais em 75 projetos ligados ao Centro Incubador de Empresas Tecnológicas (Cietec). As empresas beneficiadas junto com as demais instaladas no Cietec devem registrar um faturamento total de 28 milhões de reais em 2006, o que gerará aproximadamente 6 milhões em impostos. Essa matemática é a prova de que o dinheiro aplicado em pesquisa e desenvolvimento volta para a sociedade na forma de tributos. O Serviço de Apoio à Pequena e Micro Empresa (Sebrae), que custeia as atividades administrativas das empresas que funcionam no Cietec, também comemora o resultado, afinal o valor a ser recolhido em impostos supera largamente o dinheiro gasto pelo Sebrae, que totalizou 970 mil reais no ano passado.

 

circuito3_608

Indústria automobilística

Chegou a moto popular brasileira

A Honda, dona da maior fatia do mercado nacional de motocicletas, promete iniciar em fevereiro a comercialização de seu modelo mais barato, a POP100, que vai custar 3.990 reais.Totalmente desenvolvida no Brasil, a moto popular levou dois anos para ficar pronta, e a montadora pretende vender 150 mil unidades durante 2007.A POP100 não é a motocicleta mais barata à venda no Brasil. O posto continua sendo da JL50, importada da China e comercializada aqui pela Traxx. Porém, a POP100 é a que tem o mais baixo preço para um motor de 100 cilindradas, além de ser fabricada aqui, na planta da Honda em Manaus.

Meteorologia

Voando alto

Quando olhamos para o céu e vemos as nuvens passando, não sabemos como pode ser importante saber a origem delas e para onde vão. Pesquisadores do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), desenvolveram um novo sistema que consegue monitorar as nuvens provocadas pela fumaça das queimadas, que têm comportamento completamente diferente das demais. Enquanto as nuvens de fumaça formadas pela emissão de gases urbanos, de carros e indústrias, tendem a ficar numa altura de até 4 quilômetros porque têm temperatura próxima à da atmosfera, as nuvens provocadas pelas queimadas têm temperatura muito mais alta e por isso sobem, distanciando-se até 12 quilômetros da superfície terrestre. Os métodos atuais de monitoramento de nuvens não conseguem chegar até essa altura.A precisão do acompanhamento das fumaças das queimadas é fundamental para o estudo de mudanças climáticas regionais e globais. Para ter uma idéia da importância do sistema desenvolvido no Brasil, basta dizer que ele já foi adotado pelo National Center for Atmospheric Research (NCAR), dos Estados Unidos.

Combustível

Diesel com um toque de vegetal

Neste mês deve chegar aos postos de gasolina da Petrobras a primeira remessa de H-Bio, uma mistura de óleo vegetal com óleo diesel.A adição permitirá uma economia de 15% na importação de óleo diesel, o que corresponde a uma economia de cerca 145 milhões de dólares.

 

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334