resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Ciência & inovação

2007 . Ano 4 . Edição 31 - 5/2/2007

Pesquisa Andréa Wolffenbüttel Texto Eliana Simonetti

Patentes
Você tem permissão para fazer isso?
O Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGEN) e o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpe) estabeleceram um procedimento para prevenir a biopirataria no Brasil. As patentes de invenção de produtos derivados da biodiversidade só serão concedidas se o solicitante tiver a respectiva autorização de acesso ao patrimônio genético. A exigência entrou em vigor no dia 2 de janeiro deste ano para evitar o que vem acontecendo com freqüência: centenas de patentes são concedidas a inventos que envolvem espécies brasileiras sem que se saiba se os pesquisadores podem manusear aquelas espécies ou usar informações do conhecimento tradicional. É claro que o maior problema diz respeito às patentes concedidas no exterior, mas com essa iniciativa o Brasil dá um exemplo de respeito à sua biodiversidade e espera que os demais países adotem procedimentos semelhantes.

circuito1_6055

Energia
Aposta no hidrogênio
A HyTron é uma empresa pequenina, de pouco mais de um ano. Seu negócio é desenvolver e fabricar reformadores de etanol e de gás natural para a extração de hidrogênio. Pois bem, já montou três protótipos, um de gás natural - em parceria com a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) - e dois de etanol - um encomendado pelo Instituto Técnico Aeroespacial da Espanha e outro desenvolvido em parceria com o Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes). Há grande interesse na área. Células que usam hidrogênio como combustível são pouco poluentes e estão em teste em grandes companhias dos Estados Unidos, Japão e Alemanha. Incubada na Companhia de Desenvolvimento do Pólo de Alta Tecnologia de Campinas (Ciatec) e com apoio do Programa de Inovação Tecnológica em Pequenas Empresas (Pipe), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), a HyTron recebe também suporte da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de recursos das empresas associadas. Como terá de deixar o ambiente protegido da incubadora no final de 2007, a HyTron anda traçando seu plano de negócios. "Acreditamos que a tecnologia das células a combustível veio para ficar e podemos utilizar os reformadores de etanol e gás natural para extrair outros insumos, como ácido acético e monóxido de carbono, com aplicações no setor químico", diz o físico Antônio José Marin Neto, pesquisador e sócio da HyTron.

Financiamento
Verba européia
Ao lançar o Seventh Framework Programme, a União Européia anunciou que pretende investir o correspondente a cerca de 150 bilhões de reais, de 2007 a 2013, em pesquisas em áreas como saúde, agricultura, biotecnologia, nanotecnologia, energia, meio ambiente, transportes, espaço, segurança e ciências sociais. O valor é recorde. A intenção, segundo os organizadores, é "promover sinergias em escala global". Mas os interessados de países em desenvolvimento só poderão participar em grupos com pelo menos três integrantes europeus. http://cordis. europa. eu/fp7/home_en. html

Previsão de safra
Quantas laranjas s tem aí?
Entre as centenas de pesquisas que estão em andamento na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), há um projeto que merece menção. Desenvolve uma metodologia que poderá permitir a previsão, com base em imagens de satélite, da safra de laranja nos diversos pólos produtores do Brasil - o que tornará mais ágil sua negociação. A técnica está sendo elaborada em parceria com a Universidade da Flórida - o que se explica, já que São Paulo e Flórida respondem por 40% da produção mundial de frutas cítricas. Curiosidade: a contagem do número de laranjeiras é feita pela estimativa do diâmetro da copa das árvores. No cálculo da produtividade, há outras variáveis, como qualidade do solo, tipo de planta e condições climáticas. A experiência tem sido tão positiva que estão sendo realizados testes com caju em Fortaleza, no Ceará.

BomBril eletrônico

circuito2_60m

Milésima segunda utilidade do celular
A imagem é da Coréia do Sul, mas a novidade já está disponível no Brasil: o pagamento de compras via celular. O M-Cash, plataforma universal de pagamentos móveis, serve, por enquanto, para transações via Internet. O sistema funciona em telefones pós-pagos e pré-pagos e o usuário não divulga o número do cartão ou qualquer informação pessoal - o que é item de segurança. Se a moda pega, tem futuro. Existem hoje 100 milhões de telefones celulares no Brasil e o mercado é um dos mais promissores do planeta, segundo projeções da Informa Telecoms and Media. Para começar, a M-Cash calcula que em 2007 serão 20 milhões de transações efetuadas. E que em 2008 o volume chegará a 120 milhões.

Saúde I
De volta para o fogão
Especialistas sabem há tempos que exercício físico pode reduzir o risco de câncer no seio, provavelmente por provocar mudanças hormonais e metabólicas. As mais precavidas, agora, devem deixar as academias e pegar no batente em casa. Um estudo publicado na revista Cancer Epidemiology Biomarkers and Prevention, realizado em nove países europeus, com mais de 200 mil voluntárias, antes e depois da menopausa, revelou que esfregar o chão e passar o aspirador são muito mais eficientes na proteção contra o câncer. Foram 6, 4 anos de avaliações. Os indicadores: o trabalho doméstico diminui o risco de câncer de mama em 30% das mulheres que não passaram pela menopausa. Em mulheres que já tiveram a menopausa, o risco diminui em 20%. Conclusão do médico Lesley Walker, da Cancer Research do Reino Unido, que participou da investigação:" Algo tão simples e barato como o trabalho doméstico pode ajudar a manter um peso saudável e reduzir o risco do câncer". Lavar louça ou varrer a casa são atividades de fato baratas e simples. A questão é encontrar prazer nessas obrigações rotineiras, mesmo em nome de uma boa causa.

Saúde II
Veneno in vitro
Os defensores de cavalos e cobras têm bons motivos para comemorar. Norma Yamanouye, pesquisadora do Instituto Butantan, de São Paulo, desenvolveu uma metodologia que propicia o cultivo em laboratório da célula secretora do veneno da jararaca, a serpente mais comum no Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2006 mais de 14 mil pessoas foram vítimas de acidentes com jararacas no país. A intenção da pesquisa, publicada em janeiro na revista Nature Protocols, é padronizar uma cultura de células secretoras para que elas se reproduzam e sobrevivam fora do organismo. Isso evitaria a necessidade de criar serpentes em cativeiro. Também liberaria os animais inoculados com o veneno para a produção dos anticorpos utilizados nas vacinas.

Indústria automobilística

 

circuito3_60gg

Quem beber não dirige mesmo
Álcool e direção não se misturam. Essa é a norma, mas raramente é levada a sério. Os europeus desenvolveram, anos atrás, automóveis dotados de tubos - o motorista tinha de soprar neles para garantir que estava sóbrio, e só assim o carro funcionava. Mas, como malandro há em todo lugar, havia quem pedisse ao passageiro ou a um transeunte que soprasse o tal tubo para poder ir para casa. Resultado: a novidade caiu em desuso. Agora quem apresenta uma solução inovadora é a Toyota. A montadora japonesa, segunda maior do mundo, anunciou que a partir de 2009 seus veículos trarão um dispositivo que analisa o suor das mãos do motorista para calcular a concentração de álcool no sangue. Se o nível for superior ao permitido, o veículo não sai do lugar. Tudo muito bom, mas o dispositivo conseguirá ultrapassar barreiras como a de luvas plásticas? Para contornar o problema, sensores cuidarão de monitorar movimentos de olhos, manobras e outros comportamentos. Quem sai da linha vai perdendo velocidade e fica na rua. Detalhe: o equipamento será opcional em modelos que hoje ainda são apenas sonhos, como o Yaris Sport ou o Auris Space.

Navegação
Porto seguro
A segurança dos portos brasileiros, cada vez mais movimentados, ganhou um aliado importante. Trata-se de um sofware que processa informações reais (como dimensões, forma e peso do casco do navio, posição do leme, direção e velocidade do vento e da correnteza, potência dos motores e distâncias das margens e do fundo do canal) e simula operações para evitar acidentes. Foi desenvolvido por pesquisadores do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e batizado de Simulador de Manobras de Navios em Águas Rasas e Restritas. Tem demonstrado eficiência no porto de Tubarão, em Vitória, onde é utilizado pela Companhia Vale do Rio Doce, cujos embarques de ferro não param de crescer.

R$ 4, 4 bilhões

Esse foi o montante movimentado pelo e-commerce no Brasil no ano passado. O valor representa um aumento de 76% em relação a 2006.

Fonte: Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico

 

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334