resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Ciência & tecnologia - Indústria

2007 . Ano 4 . Edição 37 - 10/11/2007

Pesquisa e texto Sérgio Garschagen

Indústria
Mais doutores e menos pesquisas
Não há qualquer universidade norte-americana que forme mais doutores anualmente do que a Universidade de São Paulo (USP) ou a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), segundo comparação feita por Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), no seminário "O Desafio da Inovação no Brasil". O conferencista apresentou um ranking do número de doutores formados anualmente em universidades paulistas e norte-americanas. A USP aparece em primeiro lugar por formar, todos os anos, cerca de 2 mil doutores, seguida pela Unicamp, com cerca de 870. Em terceiro aparece a Universidade da Califórnia, em Berkeley, com média de 769, seguida pela Universidade do Texas, em Austin, com 702, e pela Universidade da Califórnia, em Los Angeles, com 664 doutores formados anualmente. A diferença é que, do total de cientistas brasileiros, apenas 23% (menos de 20 mil) desenvolvem pesquisas em laboratórios industriais, enquanto, por exemplo, na Coréia do Sul, cerca de 54% dos cientistas (somando 94 mil), e nos Estados Unidos, cerca de 80% (790 mil cientistas) estão empregados nas indústrias para o desenvolvimento de produtos e processos inovadores.

Pnad
Informatização na coleta de dados das pesquisas nos domicílios
Os 40 anos de realização da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) comemora em 2007, trazem como inovação a informatização da coleta de dados e a utilização de computador de mão (PDA) pelos entrevistadores. O treinamento foi reformulado com o apoio da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence). Cerca de 200 supervisores e entrevistadores, responsáveis pela coleta de informações da Pnad, participaram do treinamento, em Ihéus (BA), encerrado em setembro.

Os supervisores que participaram dessa etapa agora capacitarão aproximadamente 2 mil entrevistadores em todo o país. A Pnad é um sistema de pesquisa de abrangência nacional, que levanta informações sobre demografia, saúde, migração, fecundidade, condições de habitação e equipamentos domésticos, educação e cultura, trabalho, nível econômico do domicílio, entre outros. De 1967 a 1970, a Pnad aconteceu a cada três meses, passando a ser anual a partir de 1971. A pesquisa sempre cobriu as cinco regiões brasileiras, com exceção da área rural da região Norte, que só foi incluída em 2004.

Na Pnad 2007, que será divulgada em 2008, o suplemento será sobre "Educação de Jovens e Adultos" e "Educação Profissional e Tecnológica", em parceria com o Ministério da Educação (MEC). Já em 2008, o tema será "Saúde", com o apoio do Ministério da Saúde (MS), e vai compor a série histórica ao lado dos suplementos de 1998 e 2003. Em 2009, a demanda a ser atendida é do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), relativa à segurança alimentar, similar ao suplemento de 2004.

QI
Amamentação pode aumentar nível de inteligência infantil
Pesquisadores do King's College, de Londres, demonstraram que os ácidos graxos no leite humano podem influenciar o desenvolvimento cerebral. Utilizando esses dados como ponto de partida, cientistas investigaram como a constituição das crianças interage com o leite materno a ponto de afetar sua inteligência. Os resultados da pesquisa foram publicados no Proceedings of the National Academy of Science, dos Estados Unidos, e revelaram que o aleitamento materno pode turbinar o Quociente de Inteligência (QI) de um bebê se ele possuir uma versão específica de um gene, o FADS2 (sigla em inglês para desaturase 2 de ácido graxo), que afeta o processamento dos ácidos graxos.

Exportações
União Européia exige mais controle de produtos
Os países europeus acham que os produtos brasileiros de carne e pescados não estão levando a sério as advertências relativas ao nível de exigência sobre o controle dos produtos consumidos pelos cidadãos da comunidade européia. Advertem que o controle de qualidade das empresas nacionais está ainda aquém das exigências da União Européia e, por essa razão, ameaçam suspender importações, futuramente.

Metas
Brasil quer patentes aprovadas em 3,5 anos
O Brasil leva dez anos para conceder uma patente. O governo acha que é tempo demais e quer reduzir o prazo para três anos e meio. Essa é uma das metas do plano plurianual (PPA) do governo para os próximos quatro anos, que tramita no Congresso Nacional e também prevê ações e metas para três programas distintos. São eles: desenvolvimento do sistema de propriedade intelectual, que é considerado lento; metrologia, qualidade e avaliação da conformidade; e massificação da certificação digital no Brasil. No primeiro programa deverão ser aplicados cerca de R$ 714 milhões em ações voltadas para a promoção do uso estratégico e redução da vulnerabilidade do sistema nacional de propriedade intelectual.

Luz solar
Cores podem reduzir consumo de energia
A doutoranda Kelen Almeida Dornelles, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), realizou pesquisa sobre as tonalidades de cores aplicadas com mais freqüência em fachadas de edifícios no Brasil. O objetivo é verificar as diferenças em absorção de calor proveniente da luz solar. A pesquisa avaliou 78 diferentes cores e tipos de tinta, entre acrílica fosca,acrílica semibrilho e PVA fosca, extraídas dos catálogos de dois grandes fabricantes brasileiros. Uma das conclusões é conhecida: as cores escuras, como o preto, absorvem 98% do calor solar que chega à superfície, seguido pelo cinza-escuro (90%), verde-escuro (79%), azul-escuro (77%), amarelo-escuro (70%), marrom e vermelho-escuro (70%). "Por absorver grande parte da energia solar, essas cores contribuem para o aumento da temperatura da parede, transmitindo, assim, mais calor para o interior dos ambientes. O resultado é que o consumo de energia elétrica acaba sendo maior, devido ao uso de aparelhos de arcondicionado e de ventiladores."

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334