resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Edição 51 - Seção de Ciência e Inovação - Automóveis

2009 . Ano 6 . Edição 51 - 07/06/2009

Automóveis
Governo e indústria discutem carro elétrico

O ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, e representantes da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) reuniram-se em Brasília para tratar da produção de baterias e de veículos elétricos. Eles fizeram uma avaliação das tecnologias existentes, dos mercados e da oportunidade da estruturação da pesquisa em baterias para aplicações em veículos leves

Outro assunto que esteve na pauta foi a célula combustível, uma tecnologia de produção de energia a partir de oxigênio e hidrogênio. O encontro reuniu representantes de outros ministérios e de diversas instituições de pesquisa.


Sustentabilidade
Pesquisa para o semiárido

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) vai investir em projetos científicos que apontem soluções para os problemas da região do semiárido baiano. Em chamada pública para as áreas de biodiversidade e ecologia, uso e reuso da água, energia, cultura, sistemas produtivos, segurança alimentar, emprego, trabalho e geração de renda, inclusão social, financiamento do desenvolvimento e habitação, a Fapesb selecionou 34 propostas.

Um dos projetos, a ser desenvolvido pela Universidade Salvador (Unifacs), tem como objetivo inserir o biodiesel na cadeia produtiva da região sisaleira da Bahia. Para isso, vai fomentar iniciativas que promovam a diversidade das atividades econômicas da região, como o aproveitamento da mamona, do pinhão-manso e do amendoim na produção do biodiesel. Na área de segurança alimentar, há um projeto focado na horticultura comunitária em Juazeiro, no submédio São Francisco.


Biotecnologia
Biotecsur define prioridades de pesquisa

Pesquisadores de diversos institutos reuniram-se no mês passado, em São Paulo, para debater os avanços científicos e tecnológicos nas áreas de saúde, agropecuária e indústria. O evento integra a Plataforma Biotecsur, que tem o objetivo de desenvolver ações focadas em temas prioritários de biotecnologia para os países que integram o Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) visando a promover a competitividade.

A Biotecsur é uma plataforma de biotecnologias integrada pelo meio acadêmico e pelos setores privado e público do Mercosul. O papel da Biotecsur é articular as capacidades científicas e tecnológicas disponíveis na região com o setor produtivo. Essa é a primeira plataforma desse tipo na região.

 

Verbas
Prêmio Finep financia inovação

Micro e pequenas empresas de todo o País interessadas em projetos de inovação têm até 10 de setembro para se inscreverem no Prêmio Finep de Inovação. O prêmio, o maior do País, foi criado para incentivar esforços inovadores realizados por empresas, instituições de ciência e tecnologia e organizações sociais brasileiras.

Segundo o edital, são consideradas inovadoras em pre sas e instituições que introduziram novidades ou aperfeiçoamentos no ambiente produtivo ou social com o objetivo de lançar novos produtos, processos ou serviços nos últimos três anos.

As pessoas físicas também podem concorrer na categoria especial 'Inventor Inovador', na qual são escolhidos os inventores que mais se destacaram. O prêmio é realizado regionalmente. As propostas vencedoras em cada categoria de cada região concorrem entre si à premiação nacional, realizada no fim do ano em Brasília.

Além do troféu, os vencedores poderão receber financiamento da Finep para a implementação de projetos de inovação, que variam de R$ 500 mil a R$ 10 milhões. O regulamento está disponível no sítio www.finep.gov.br/ premio.


Angra 2
Eletronuclear confirma vazamento

Um vazamento de radiação foi registrado na Usina Nuclear Angra 2, no último dia 15. Segundo a assessoria de imprensa da Eletronuclear, estatal responsável pela usina, houve uma falha no procedimento de descontaminação de um equipamento em uma das salas da usina, o que teria causado a liberação de material radiativo.

O problema foi detectado pelo alarme de radiação instalado na ventilação da usina. Seis pessoas estavam próximas ao local no momento da falha operacional. De acordo com a Eletronuclear, elas foram submetidas a exames, que verificaram que seu nível de radiação estava muito abaixo dos limites toleráveis.

A Eletronuclear informou ainda que os níveis de radiação no sistema de ventilação também ficaram dentro da normalidade. Avaliações teriam também mostrado que não houve impacto no meio ambiente. O incidente foi comunicado à Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) e à Prefeitura de Angra dos Reis.


Internet
89% das empresas usam serviços pela rede

Pesquisa do Comitê Gestor da Internet no Brasil concluiu que 89% das empresas brasileiras com acesso à internet usaram a rede para acessar serviços públicos eletrônicos no último ano. Entre os serviços mais utilizados está a consulta do FGTS, indicado por 60% dos entrevistados, a pesquisa dos cadastros de inscrições estaduais, com 58%, e a realização de pagamento online de impostos, com 57% das menções.

O levantamento também mostrou que 94% das empresas brasileiras utilizam computadores. O indicador mostra que a adoção dessa tecnologia está diretamente ligada ao porte da companhia, chegando a 100% nas com 50 funcionários ou mais. Considerando as regiões do país, as companhias da Região Sul apresentaram maior proporção do uso do computador (97%).

O número de companhias que possuem computadores com acesso à internet manteve- se estável em 97%, em 2008 e em 2007. Nesse contexto, destaca-se a Região Centro- Oeste, com 100%. Em segundo lugar aparece a Região Sul com 98% das menções.


Crise
Alta tecnologia sofre menos

O impacto da crise econômica foi menor no segmento de alta tecnologia da indústria de transformação, de acordo com o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi). No período de seis meses de crise contado até março, a indústria de alta tecnologia registrou variação positiva de 0,2%. Já no primeiro trimestre de 2009, o conjunto de atividades de alta tecnologia teve queda de 4,7% em comparação com o mesmo período de 2008. As maiores quedas, entretanto, foram nos segmentos de média-alta e de médiabaixa intensidade: -19,1% e -11,2%, respectivamente.

Devido ao forte impacto da crise na produção industrial, o Iedi afirma que o processo de recuperação tende a ser lento. Além disso, "o crédito abundante nos grandes países compradores, como se observou no passado recente, dificilmente irá se repetir".

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334