resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Indústria - Quem inova fatura mais

2005. Ano 2 . Edição 12 - 1/7/2005

por Andréa Wolffenbüttel

As empresas que inovam mais faturam mais, pagam melhor e apresentam vantagens competitivas. Essa é a principal conclusão de um amplo estudo elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) traçando o perfil da indústria brasileira em relação à inovação tecnológica. O tema está dividido em 17 capítulos que analisam desde a quantificação das firmas quanto à estratégia de inovação adotada até as conseqüências dessa postura em relação ao mercado exterior, à geração de empregos e à localização das empresas. Os gráficos e as tabelas mostrados abaixo foram extraídos do primeiro capítulo da pesquisa, chamada "Inovações, padrões tecnológicos e desempenho das firmas industriais brasileiras", organizada pelos diretores José Alberto De Negri e Mário Sérgio Salerno.

Critérios de classificação das empresas

- Firmas que inovam e diferenciam produtos são aquelas que realizaram inovação para o mercado e obtiveram acréscimos acima de 30% no preço de suas exportações quando comparadas com as demais exportadoras brasileiras do mesmo produto.
- Firmas especializadas em produtos padronizados são aquelas cuja estratégia competitiva impõe que o foco de sua atuação seja a redução de custos, em vez da criação de valor, como na categoria anterior. Inclui as exportadoras que não estão no grupo anterior e as não-exportadoras que apresentam eficiência igual ou maior do que as que exportam. Tendem a ser atualizadas do ponto de vista operacional, da gestão da produção, gestão da qualidade de conformação e logística, que são imperativos para a sustentação de custos baixos.
- Firmas que não diferenciam produtos e têm produtividade menor: todas as empresas que não se enquadram nas categorias anteriores. De um modo geral, engloba as tipicamente não-exportadoras, menores, que podem, inclusive, inovar, mas são menos eficientes nos mais variados sentidos.

graf02n

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334