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Comércio Exterior - Muita indústria, pouca tecnologia

2006. Ano 3 . Edição 20 - 9/3/2006

Por Andréa Wolffenbüttel

Os números da exportação brasileira em 2005, além de grandes, confirmam, de uma vez por todas, o perfil industrial dos produtos vendidos ao exterior. Dos 118, 3 bilhões de dólares que entraram no país em 2005 por meio das exportações, apenas 20% compraram mercadorias não industrializadas. O desafio agora é aumentar o grau de tecnologia dos produtos vendidos, já que apenas 7% deles são de alta tecnologia, e 29% são de baixa. Olhando o gráfico das cinco categorias de produtos industrializados cujas vendas ao exterior mais cresceram no ano passado, percebe-se que apenas duas são de alta tecnologia.

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Fonte: MDIC/Secex Fonte: MDIC/Secex
REPARE: apesar das exportações brasileiras estarem concentradas em produtos industriais, a maior fatia ainda é de produtos de baixa tecnologia, que respondem por 29% das vendas ao exterior. Mas esse perfil tende a se modificar, já que o segmento que mais cresceu em 2005 foi o de produtos de alta tecnologia, que registraram aumento de 35%.

 

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Fonte: MDIC/Secex Fonte: MDIC/Secex
REPARE: entre os produtos industrializados mais exportados, não há nenhum de alta tecnologia. Existem duas categorias de alta-média tecnologia, que são os veículos e os equipamentos mecânicos; uma de média-baixa, que são os produtos metálicos; e duas de baixa tecnologia, que são os alimentos, bebidas e fumo, madeiras e seus derivados.
 
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