resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Análises e Previsões: Desemprego, o pior efeito da crise

2009 . Ano 6 . Edição 51 - 07/06/2009

Trabalho: Desemprego, o pior efeito da crise

Um dos piores efeitos da crise econômica é sobre o nível de emprego, porque impacta diretamente as condições de vida da população e também a atividade econômica. A massa dos rendimentos do trabalho é um dos principais componentes da demanda interna: os salários alimentam os serviços e o comércio, que encomendam da indústria. O comportamento do mercado de trabalho, portanto, pode contribuir para abrandar ou para ampliar os efeitos da crise.

No Comunicado da Presidência nº 21 - "Crise Internacional: impactos sobre o emprego no Brasil e o debate para a constituição de uma nova ordem global" -, o Ipea traça uma radiografia do movimento geral de admissões e demissões com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego e da Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE. E mostra que a crise está mais forte no interior do País e em municípios mais industrializados.

Depois da forte queda em dezembro, quando foram fechados 650 mil postos de trabalho, o mercado de trabalho voltou a reagir timidamente: foram criados 106,2 mil novas vagas em abril, fechando o quadrimestre com saldo positivo de 48,4 mil postos. Mesmo com os sinais de recuperação, a tendência é o aumento da taxa de desemprego, porque o contingente de jovens que chega à idade de ingressar no mercado de trabalho é muito superior ao número de vagas que deve ser criado este ano.

No documento, que está disponível no sítio www.ipea.gov. br, o Ipea chama a atenção para o fato de ainda não terem sido encontrados consensos capazes de levar a uma nova arquitetura econômica mundial.

indicadores51_01


Moradia: Indicadores de direito à moradia adequada

As publicações do Ipea Constituição de 1988 Revisitada e os Comunicado da Presidência nº 13, com as primeiras análises da PNAD 2007, mostram que houve avanços significativos no direito à moradia no Brasil, pois a proporção da população residente em domicílios urbanos com condições de moradia adequadas passou de 50,7% em 1992 para 65,5% em 2007.

Contudo, a população urbana com condições de moradia inaquedada ainda era de 54,6 milhões em 2007. Os principais componentes da inadequação são a falta de esgoto e água, seguidos do adensamento excessivo. As melhores condições de moradia encontram-se nas regiões Sudeste (77,9%) e Sul (71%).

As desigualdades raciais e socioeconômicas no acesso à moradia caíram, mas ainda são muito altas. Os negros, os pobres, crianças e os moradores de assentamentos precários ainda apresentam piores condições de moradia do que a média dos brasileiros.

Com exceção dos moradores em favelas e do ônus excessivo com aluguel, os demais indicadores apresentaram performance positiva entre 1992 e 2007. A PNAD 2007 também mostrou que 61% da coabitação familiar se deve à falta de recursos financeiros.

indicadores51_02

indicadores51_03

 

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334