resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Análises e Previsões: Menos participação no mercado de trabalho

2009 . Ano 7 . Edição 56 - 10/12/2009

 

Juventude e Desigualdade Racial: Menos participação no mercado de trabalho

A juventude brasileira está perdendo participação no mercado de trabalho e demorando mais para começar a trabalhar, de acordo com o Comunicado da Presidência nº 36 - PNAD 2008: Primeiras Análises Juventude e Desigualdade Racial, coordenado pela Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (Disoc) do Ipea. Entre 1998 e 2008, a participação dos jovens adolescentes - de 15 a 17 anos - no mercado de trabalho caiu de 45% para 37%. Essa mudança pode ser positiva, na avaliação do Ipea, porque os jovens podem destinar seu tempo ao aprofundamento nos estudos.

"A idade média de entrada no mercado de trabalho tem aumentado nas duas classes das pontas, aqueles com faixa de renda de cinco ou mais salários mínimos e os de renda menor que ¼ de salário mínimo. Entre os fatores que motivam isso estão o mercado de trabalho mais pujante, que faz com que a renda dos pais melhore, e políticas como o Bolsa Família", explica Joana Mostafa, técnica da Disoc.

O estudo, feito com base nos dados do IBGE, mostra também que a desigualdade regional é responsável por cerca de um terço da diferença de renda domiciliar per capita entre brancos e negros. "Políticas específicas para a população negra são necessárias, mas insuficientes para acabar com a desigualdade racial no Brasil", afirma Rafael Ozório, técnico da Disoc.

 indicadores56_01

indicadores56_02

indicadores56_03

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334