resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Retratos - Uma herança a ser preservada

2009 . Ano 6 . Edição 50 - 21/05/2009

Sitio Tribess, em Pomerode, onde foi lançado o projeto Roteiros Nacionais de Imigração em 27 de agosto de 2007, com a presença do então ministro da Cultura Gilberto Gil

Por Pedro Henrique Barreto, de Brasília

As viagens de férias quase sempre são para o litoral de sol e praias. Mas quem decide reservar um tempo para conhecer o interior de Santa Catarina se surpreende. A diversidade cultural presenteada pelos imigrantes que se estabeleceram na região desde o século 19 é de encher os olhos. Arquitetura, música, culinária, festividades e costumes singulares desenham um Brasil ainda mais rico do que aquele imaginado pelos turistas que visitam o Estado.

Para preservar e valorizar essa herança cultural, o Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural Nacional (Iphan) desenvolve ações em parceria com o governo federal e prefeituras municipais. Uma delas é o projeto "Roteiros Nacionais de Imigração". Ele reúne pesquisas, inventários e mapeamento de restauração e conservação, com o objetivo de abrir caminho para planos de gestão em áreas onde o processo migratório foi determinante para a formação da paisagem e da identidade cultural e histórica.

Santa Catarina foi o primeiro Estado escolhido para receber a iniciativa. Foi lançada em agosto de 2007, no município de Pomerode, com a assinatura de termo de cooperação técnica entre os ministérios da Cultura, do Turismo, do Desenvolvimento Agrário, Iphan, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SC) e 16 prefeituras catarinenses. Maria Regina Weissheimer, técnica do Departamento do Patrimônio Material e Fiscalização (Depam) do Iphan é uma das coordenadoras do projeto e explica que o principal objetivo é viabilizar a sobrevivência deste legado cultural que nasceu com a chegada dos imigrantes.

"São igrejas, escolas, clubes, pequenas indústrias artesanais, além de hábitos e tradições que moldaram o arranjo social no Estado e que significam um testemunho importante da história do nosso País. Queremos tornar esse patrimônio conhecido e valorizado para as gerações futuras, a partir da cooperação entre instituições federais, estaduais e municipais", conta.

INVENTÁRIO "Roteiros" começou a ser idealizado há mais de duas décadas. Após as enchentes do Rio Itajaí em 1983 e 1984, o Iphan organizou um amplo estudo em diversas áreas de Santa Catarina. Foram inventariadas 1.143 edificações, com pesquisa bibliográfica, entrevistas com a população local, obras de restauro e levantamentos fotográficos. Iniciouse um processo de tombamento deste patrimônio, com a elaboração de um dossiê com dois volumes de 340 páginas cada.

Já foram tombadas 45 edificações, um núcleo urbano e um núcleo rural representativos da imigração alemã, italiana, polonesa e ucraniana. Outras 14 edificações estão em processo de tombamento. O trabalho pode, inclusive, receber a chancela do Patrimônio Mundial da Unesco. A cada 10 anos, a lista é revista. Para 2009, entre as paisagens culturais indicadas pelo Iphan, estão cartões postais do interior catarinense com grande influência arquitetônica europeia.

TURISMO Uma das ideias que devem ser incorporadas ao projeto é o desenvolvimento de rotas turísticas capazes de dinamizar a economia dos municípios envolvidos no "Roteiros Nacionais de Imigração". Recentemente, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e o Sebrae/SC deram a largada em um plano, no valor de R$ 800 mil, que buscará estruturar o turismo produtivo em nove municípios do Vale do Itajaí. O objetivo é preservar não só o patrimônio cultural local, mas também a sustentabilidade econômica das pequenas propriedades baseadas na produção familiar.

Maria Regina Weissheimer explica que serão organizados canais para estruturar a comercialização dos produtos desses minifúndios, a partir da certificação e escoamento da produção. "Santa Catarina tem hoje apelo turístico muito grande no litoral, mas há um potencial enorme para ser aproveitado no interior também. Vamos buscar escolas, hotéis, pousadas, restaurantes, tudo para fomentar projetos de gestão cada vez mais integrados, que possam agir pela preservação dessas nossas paisagens culturais", afirma.

Outros Estados devem receber o projeto em breve. São Paulo concluiu em 2008 um inventário sobre a imigração japonesa no Vale do Ribeira. No Paraná, o Iphan realiza trabalho semelhante sobre a imigração polonesa e ucraniana. "É uma reflexão sobre 'quem somos', que nos mostra a importância de valorizar a pluralidade, a mistura de povos e de cultura que ajudou a construir o nosso País", assinala a técnica.

Santa Catarina e a influência de quem veio de fora

A colonização europeia que ganhou força no século 19 foi preponderante para a multiculturalidade que hoje é uma das principais características de Santa Catarina. O clima subtropical ajudou. Portugueses, italianos, alemães, espanhóis, poloneses, e mesmo japoneses, chineses e árabes trouxeram costumes e tradições que até hoje se mantém vivos no dia-a-dia catarinense.

O surgimento de algumas das principais cidades do Estado tem origem na fixação de um grande contingente de imigrantes que povoaram a região, que também significou o nascimento de um novo modelo de produção nessa época colonial: as pequenas propriedades rurais familiares. Mais tarde, elas seriam a base das transformações sociais, econômicas e culturais do Sul do Brasil.

Uma das presenças mais marcantes é a do imigrante alemão, especialmente nas regiões do Vale do Itajaí e no nordeste do Estado. Nessas áreas, a expressão da cultura germânica não encontra similar em nenhuma outra parte do mundo. Arquitetura, hábitos, culinária e língua alemãs iniciaram sua influência em diversas colônias: São Pedro, Blumenau, Dona Francisca, Hansa, São Bento do Sul, Itajahy-Brusque. Italianos e poloneses também tiveram destaque no sul e norte do Estado.

A arquitetura, aliás, é um capítulo à parte. Santa Catarina se deparou com soluções construtivas que se adaptaram às condições geográficas e climáticas, desde o formato das casas até detalhes como tijolos, esquadrias e pinturas. O cuidado do imigrante com seu lar e a estrutura familiar também foi uma das importantes heranças deixadas para as gerações futuras.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334