resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Questões do desenvolvimento - Medindo o bem-estar das populações

2009 . Ano 7 . Edição 55 - 17/11/2009

Medindo o bem-estar das populações

Até 1990, o grau de desenvolvimento dos países era definido com base apenas em parâmetros econômicos, como o crescimento e o tamanho do Produto Interno Bruto (PIB). Mas esses indicadores eram insuficientes, porque excluíam qualquer avaliação sobre a qualidade de vida da população. Em 1990, o economista paquistanês Mahbub Ul Haq criou o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), um padrão de medida comparativa que engloba três dimensões: riqueza, educação e esperança média de vida. O modelo foi incorporado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que, a partir de 1993, passou a incluí-lo no seu relatório anual. O trabalho rendeu a Mahbub Ul Haq e a seu colaborador, o economista indiano Amartya Sen, o Prêmio Nobel de Economia de 1998.

O conceito de desenvolvimento humano é a base do Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH) e do Índice de Desenvolvimento Humano, divulgados anualmente pelo PNUD. Para a ONU, não se deve considerar apenas a dimensão econômica na avaliação do desenvolvimento de uma população, mas também outras características sociais, culturais e políticas que influenciam a qualidade da vida humana. Segundo o PNUD, o objetivo da elaboração do Índice de Desenvolvimento Humano é oferecer um contraponto a outro indicador muito utilizado, o Produto Interno Bruto per capita. Embora seja um avanço, o IDH não abrange todos os aspectos do desenvolvimento. É uma medida geral e sintética do desenvolvimento humano.

Além de computar o PIB per capita, depois de corrigi-lo pelo poder de compra da moeda de cada país, o IDH também leva em conta dois outros componentes: a longevidade e a educação. Para aferir a longevidade, o indicador utiliza números de expectativa de vida ao nascer. O item educação é avaliado pelo índice de analfabetismo e pela taxa de matrícula em todos os níveis de ensino. Os três fatores têm a mesma importância no índice, que varia de zero a um (quanto mais próximo de 1, maior o grau de desenvolvimento humano do país). O índice traz três classificações: de 0 a 0,499 - IDH baixo, registrado normalmente nos países subdesenvolvidos; de 0,5 a 0,799 - IDH médio, comum aos países em desenvolvimento; e de 0,8 a 1 - países de IDH elevado, característica dos países ricos.

Atualmente, o IDH é referência mundial: é um dos principais parâmetros para a avaliação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas. No Brasil, tem sido utilizado para medir a qualidade de vida nos municípios (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal). A partir dessa avaliação, o governo define políticas públicas específicas para melhorar o desenvolvimento humano nas localidades com pior IDH.

Entre 2006 e 2007, o IDH do Brasil melhorou: subiu de 0,808 para 0,813, número que coloca o País entre os de alto IDH. Mesmo assim, o Brasil continua no 75º lugar no ranking dos 182 países e territórios avaliados para o relatório de 2009. Segundo o PNUD, o Brasil avançou nos itens longevidade (de 0,783 para 0,787), educação (de 0,888 para 0,891) e renda (de 0,750 para 0,761). A esperança de vida ao nascer subiu de 72 para 72,2 anos no período. Ainda assim, este é o item em que o País se sai pior em comparação ao resto do mundo: é o 89º no ranking global. Na área de educação, o Brasil aumentou a taxa de alfabetização, de 89,6% para 90%, e manteve estabilizada a taxa bruta de matrícula em 87,2% (41º no ranking).

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334