resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Questões do desenvolvimento - Poupança e habitação

2010 . Ano 7 . Edição 58 - 26/02/2010

Poupança e habitação

A caderneta de poupança, a mais popular e segura aplicação financeira, desempenha um importante papel econômico e social no Brasil: além de ser acessível às camadas de baixa renda, é a principal fonte de captação de recursos para investimentos na área de habitação. Os surgimentos da Caixa e da poupança estão entrelaçados, uma vez que o banco foi criado para recolher os depósitos dos brasileiros, especialmente daqueles de classes sociais menos favorecidas.

No Decreto nº 2.723, de 12 de janeiro de 1861, que criou a Caixa Econômica da Corte, o então Imperador Dom Pedro II afirmava: "A Caixa Econômica estabelecida na cidade do Rio de Janeiro (...) tem por fim receber, a juro de 6%, as pequenas economias das classes menos abastadas e de assegurar, sob garantia do Governo Imperial, a fiel restituição do que pertencer a cada contribuinte, quando este o reclamar (...)".

Ou seja, a Poupança foi inicialmente concebida como uma reserva monetária para as camadas mais pobres da população, ou, na linguagem popular, como o "pé-de-meia" que serviria de "socorro" nos momentos mais difíceis, inclusive como uma garantia para a velhice. Anos depois, a instituição foi autorizada a aceitar depósitos de escravos e de mulheres casadas, desde que não houvesse oposição do marido. O valor depositado era anotado numa caderneta, que era a garantia do poupador.

Desde sua criação, a poupança passou por várias alterações, principalmente na forma de remuneração. A mais importante modificação ocorreu em 1934, quando foi criado um órgão de fiscalização e controle das diversas Caixas Econômicas então existentes e ampliadas as funções das instituições. A partir de então a captação Dinheiro garantido para construção de moradias Fotos: divulgaçãoda poupança entrou numa trajetória de crescimento. Foi nessa época que o governo começou a despertar para a importância da poupança como fonte de financiamento a estados e municípios. Em 1964 houve mais uma importante modificação nas cadernetas de Poupança. Por meio da Lei nº 4.380, de 21 de agosto de 1964, foi instituída a correção monetária para os depósitos de Poupança. Ou seja, além da remuneração anual de 6% (0,5% ao mês), os valores depositados em cadernetas passaram a ser atualizados mensalmente pela correção monetária, conforme percentual definido pelo Banco Central do Brasil. Surgem diversas modalidades de poupança, inclusive a poupança vinculada à aquisição da casa própria, e a principal finalidade passou a ser a captação de recursos para o setor habitacional.

Com a instituição do Plano Real, em 1994, acabou o sistema de correção monetária e os valores depositados passaram a ser remunerados mensalmente a uma taxa de juros de 0,5%, aplicada sobre os valores atualizados pela Taxa Referencial (TR). Apesar da alteração, a poupança continua a crescer com vigor, batendo recordes históricos.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334