resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Perfil - Zilda Arns

2010 . Ano 7 . Edição 61 - 13/07/2010

Zilda Arns

Os sete pontos da escala Ritcher foram suficientes para abalar uma pequena ilha do Caribe e destruir todo um país. De repente o Haiti acordou na manhã do dia 12 de janeiro com suas cidades devastadas e cerca de 300 mil mortos, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). A tragédia que chocou o mundo teve um gosto amargo também para os brasileiros: além dos soldados que estavam em missão de paz no país, um nome muito querido do Oiapoque ao Chuí também estava na lista de mortos. Era o de Zilda Arns, brasileira, 75 anos.

Ivy Faria - de São Paulo


O nome da médica pediatra e sanitarista é sinônimo da Pastoral da Criança, entidade que ela fundou em 1983 e que conta com mais de 261 mil voluntários em todo o país. A doutora Zilda, ou a Pastoral, como preferir, foi responsável pela diminuição da mortalidade infantil no Brasil. O trabalho, realizado preferencialmente em comunidades muito pobres, foi reconhecido internacionalmente. A Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) e a Organização Mundial de Saúde foram algumas que concederam distinções à Pastoral. Só o governo brasileiro indicou a entidade quatro vezes ao prêmio Nobel da Paz.

O nascimento e reconhecimento da Pastoral confunde-se com a vida de Zilda Arns Neumann, uma senhora de voz mansa que nasceu na pequena Forquilhinha, a 212 quilômetros de Florianópolis (SC), em 25 de agosto de 1934. Filha de um casal descendente de alemães que teve 16 filhos, entre eles o hoje arcebispo emérito de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns, o responsável por convencer o patriarca da família a deixar Zilda estudar medicina na Universidade Federal do Paraná.

Depois dos bancos da faculdade, Zilda foi para o Hospital de Crianças César Pernetta e, mais tarde, tornou-se diretora de Saúde Materno-Infantil da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná. Foi baseado em sua experiência que Dom Paulo sugeriu que a irmã criasse um programa para disseminar o uso do soro caseiro dentro da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Surgiu assim a Pastoral da Criança, que hoje atua em mais de 4 mil municípios em todos os estados brasileiros. O legado da doutora Zilda, porém, não se restringe apenas às vidas das crianças: em 2004, ela fundou a Pastoral da Pessoa Idosa, que, segundo a própria instituição, atende atualmente mais de 129 mil idosos.

Mãe de cinco filhos e avó de dez netos, a doutora Zilda viajou o mundo todo para contar sua experiência à frente da Pastoral da Criança. Hoje, modelos semelhantes existem na República Dominicana, Panamá, México, Guiné-Bissau, Angola, Moçambique, Argentina, Colômbia, Bolívia, Honduras, Guiné, Guatemala, Timor Leste e Filipinas. Foi para fazer uma palestra sobre o trabalho da Pastoral para religiosos em Porto Príncipe que ela deixou Curitiba, onde morava, rumo ao Haiti.

O terremoto no Haiti pos um fim a uma vida dedicada à caridade. A força do abalo, porém, em nada mudou o legado de Zilda Arns, já que a Pastoral da Criança continua atendendo, em média, 83 mil crianças por mês com uma nova causa: ensinar as mães que é mais seguro deixar os bebês dormindo com a barriga para cima, ideia proposta pela incansável doutora Zilda, que atuava, antes do terremoto, na expansão internacional da Pastoral, para dar saúde e qualidade de vida a mais crianças pobres em todo o mundo.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334