resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Questões do Desenvolvimento - A conquista do espaço

2010 . Ano 7 . Edição 63 - 19/11/2010

A conquista do espaço

Colocar satélites em órbita, para uso em comunicações, meteorologia e observação da Terra, ainda é privilégio de poucos. Programa aeroespacial brasileiro busca aumentar soberania nacional enviando mais satélites ao espaço

Durante o período da Guerra Fria, as atividades espaciais foram impulsionadas por um forte componente político: a demonstração de força e prestígio representada pelos gigantescos programas aeroespaciais dos Estados Unidos e da União Soviética, que concentravam simbolicamente os esforços destes países em demonstrar suas respectivas superioridades científicas.

A maciça injeção de recursos e os enormes desafios impostos por tais programas foram responsáveis por um processo muito profícuo de geração de produtos de alta tecnologia e pela implantação, naquelas superpotências e no resto da Europa, de um formidável complexo industrial. As aplicações espaciais e as aplicações secundárias da tecnologia espacial (os chamados spin-offs - ver Box) surgiram nesse período, de oferta tecnológica abundante.

Com o final da Guerra Fria e em decorrência das mudanças observadas no cenário econômico mundial, os programas espaciais em todo o mundo passaram a viver uma nova realidade, caracterizada por orçamentos governamentais mais escassos, notadamente nos países da antiga União Soviética, e pela necessidade de, cada vez mais, justificarem economicamente seus projetos. Menos recursos e o clima de distensão resultante, entretanto, facilitaram as associações entre países em projetos de cooperação, e também mais acesso civil às tecnologias desenvolvidas para os programas militares (como as imagens de sensoriamento remoto com alta resolução). Neste novo cenário, o caráter estratégico da tecnologia espacial evidencia-se particularmente a partir da constatação de sua grande aplicabilidade em novos temas de interesse da opinião pública mundial, como nas áreas de telecomunicações, meio ambiente e observação da Terra.

Hoje, a economia do setor espacial movimenta, em média, US$ 250 bilhões por ano. A fabricação de satélites e foguetes, os lançamentos, os serviços bancários de financiamento e de corretagem de seguros, os equipamentos de solo para o controle e recepção de dados e imagens, a comercialização desses dados e os serviços de comunicação, mapeamento, localização e de previsão de tempo formam os elos de uma cadeia produtiva dominada por vários países.

O programa espacial brasileiro teve início em 1941, com a criação do Ministério da Aeronáutica, embora Santos Dumont já conquistasse o mundo com dirigíveis e aviões no início do século. A Missão Espacial Completa Brasileira (MECB), iniciada apenas em 1979, representou o primeiro grande programa nacional no âmbito do espaço e a adoção do modelo, consagrado mundialmente, de desenvolvimento com metas de longo prazo.

A MECB lançou os dois primeiros satélites desenvolvidos no Brasil, em 1993, o SCD-1 e o SCD-2; e implantou o Laboratório de Integração e Testes e o Centro de Rastreio e Controle de Satélites, ambos no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Além disso, a implantação do Centro de Lançamento de Alcântara e a consecução das principais etapas de desenvolvimento do primeiro Veículo Lançador de Satélites, o VLS-1, ambos realizados pelo Departamento de Pesquisas e Desenvolvimento, do Ministério da Aeronáutica, são outros marcos do programa espacial brasileiro. Em 2006, a partir de um acordo entre a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Agência Espacial da Federação Russa (Roscosmos), o primeiro brasileiro foi enviado ao espaço, o tenente coronel aviador Marcos Pontes.

O nome do feito - Missão Centenário - é uma referência à comemoração do centenário do primeiro voo tripulado de uma aeronave, o 14 Bis de Santos Dumont, que ocorreu no dia 23 de outubro de 1906, em Paris. O veículo utilizado para o lançamento da missão foi a nave Soyuz TMA-8, da Roscosmos, que saiu do Centro de Lançamento de Baikonur, Cazaquistão, no dia 30 de março de 2006, e teve como destino a Estação Espacial Internacional (ISS).

"A capacidade de lançar satélites artificiais ao espaço é um dos fatores de fortalecimento da soberania nacional", afirma Carlos Ganem, presidente da AEB, em artigo de 2009. Atualmente o projeto espacial brasileiro leva o nome de Programa Nacional de Atividades Espaciais (Pnae), sob coordenação da AEB, vinculada ao MCT.

O desenvolvimento autóctone das tecnologias necessárias é prioridade do programa. De acordo com Ganem, no passado se dizia que dominar os mares era dominar o mundo. Hoje, até por força de tratados internacionais, como o Tratado da Lua e dos Corpos Celestes, não se pode dominar o espaço, pois ele pertence a toda a humanidade. Mas a plena capacidade de acesso e, consequentemente, de participar dos benefícios de se colocar em órbita satélites que servirão para comunicações, meteorologia, observação da Terra e posicionamento, por exemplo, ainda é privilégio de poucos. Dessa capacidade e de recursos estáveis e permanentes depende o nosso poder de decidir quando e o que colocar no espaço. "E isso é soberania", afirma Ganem.

Spin Offs Tupiniquins

A tecnologia desenvolvida no setor espacial gera subprodutos que podem ser usados, de forma secundária, em outras aplicações. Existe uma expressão que dá nome a essa situação: spin off. Durante a 62ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorreu em Natal este ano, a Agência Espacial Brasileira (AEB) apresentou alguns spin offs já utilizados em outros setores pelos brasileiros:

Mini tubo de calor Este dispositivo é uma réplica do que foi testado na Missão Centenário, em 2006. A principal função de um tubo deste é transportar o calor concentrado em uma região mais quente para uma região mais fria, de forma a manter o controle de temperatura sobre toda a superfície. A aplicação desta tecnologia, no cotidiano, é a utilização de tubos de calor na construção de fornos mais eficientes para padarias. Além disso, ela permite a construção de fornos energeticamente mais econômicos e com temperatura mais homogênea, diminuindo desta forma a perda de matéria prima na indústria petrolífera.
Desenvolvimento: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

BROCAS ODONTO LÓGICAS Resultado direto do desenvolvimento e pesquisa para novos materiais aplicados para abertura dos painéis solares dos satélites, essas brocas odontológicas de ultra-som são, hoje, peças presentes nos consultórios odontológicos de todo o país. Fabricante: Empresa CVDentus.

RADIÔMETRO Os radiômetros medem a radiação solar global e foram construídos para serem utilizados em Plataformas de Coleta de Dados (PCDs). O principal elemento do radiômetro é a célula solar, cuja tecnologia foi desenvolvida no âmbito do Programa Espacial. Hoje esta tecnologia é aplicada na medição da radiação ultravioleta (UV), em equipamentos urbanos que indicam o nível de radiação no local. Servem de alerta à população para possíveis danos causados pela exposição excessiva aos raios solares.

Desenvolvimento: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Laboratório de Microeletrônica da Universidade de São Paulo(LME-USP).

FORNO MULTIUSUÁRIO PARA SOLIDIFICAÇÃO Trata-se de um forno de solidificação multiusuários para crescimento de ligas, metais e semicondutores com pontos de fusão de até 800ºC, testado em voo suborbital, no foguete VSB-30 fabricado pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

O forno voou nas missões Cumã 1 e 2 e levou em seu interior um experimento piloto para solidificação em microgravidade de uma liga semicondutora com importantes aplicações tecnológicas, como detectores para a faixa do infravermelho termal (como as ondas emitidas pelo corpo humano), usados em câmeras de satélites meteorológicos. Desenvolvimento: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

CATALISADORES Catalisadores são materiais responsáveis pela decomposição do combustível. A maior parte dos satélites em órbita utiliza o sistema de propulsão com combustível líquido para operações de correção de órbita e posicionamento.

Os catalisadores de Irídio, Rutênio e Ir-Ru suportados em aluminas especiais, foram desenvolvidos no Brasil, em pesquisa que permitiu a criação de novas tecnologias empregadas em capturas de CO² e de catalisadores para redução de outros elementos poluentes causadores do efeito estufa e de mudanças climáticas.
Desenvolvimento: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Petrobras.

PINOS, BUCHAS E SISTEMA DE ABERTURA DE PAINÉIS SOLARES DOS SATÉLITES
No ambiente espacial, os satélites não podem operar com o uso de lubrificantes e graxas convencionais devido à sua evaporação nas condições de alto vácuo. Pesquisadores brasileiros estudaram as propriedades do diamante, em especial, o Diamond-Like Carbon (DLC), que apresenta baixíssimo coeficiente de atrito, e a solução encontrada foi utilizá-lo como lubrificante sólido para abertura de painéis solares dos satélites. Desenvolvimento: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Empresa Fibraforte.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334