resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Carta ao leitor

2004. Ano 1 . Edição 2 - 1/9/2004

Ottoni Fernandes Jr., diretor

A inovação está em voga no mundo - e não por simples modismo de linguagem. Ela resume as vantagens da aplicação prática da criatividade para os países e para as empresas, tornando-os mais modernos e competitivos.O conceito tem adquirido um significado abrangente, sistêmico. Enfatiza a necessidade de que empresas, universidades, centros de pesquisa e inventores independentes interajam. O Brasil avança rumo à criação de um autêntico sistema nacional de inovação.Correm no Congresso Nacional dois importantes projetos: o da Lei de Inovação e o que cria a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial. Foram aprovados pela Câmara Federal em julho e agora tramitam no Senado.Outra medida importante foi o anúncio da Política Industrial,Tecnológica e de Comércio Exterior, que tem na inovação o seu eixo principal.

Desafios do Desenvolvimento dedicou boa parte desta edição a temas relacionados ao processo de inovação tecnológica.A reportagem de capa dá uma visão panorâmica do assunto. A economista portuguesa Maria João Rodrigues, que ocupa papel de destaque na formulação e aplicação da Estratégia de Lisboa da União Européia, conta em entrevista como o Velho Continente pretende se tornar o mais moderno e competitivo do mundo.“A dura vida do empreendedor” revela como as pequenas empresas de base tecnológica que nascem em ambientes protegidos têm mais chances de sucesso do que suas congêneres, deixadas ao sabor do mercado. E a reportagem “Ciência engajada”mostra a fórmula que fez do Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo um dos mais prolíficos centros geradores de tecnologia aplicada à indústria. A inovação é também tratada por alguns articulistas. Tem muito mais em Desafios de setembro.Na página 36, por exemplo, o leitor saberá como está se desenvolvendo o chamado “comércio justo”, uma alternativa para as comunidades que vivem do extrativismo em áreas de preservação ambiental. E no mês em que se comemoram os 40 anos de existência do Ipea, o ex-ministro Reis Velloso lembra as bases da sua criação.

A revista chega ao seu segundo número com uma equipe cheia de ânimo.As manifestações dos leitores sobre a primeira edição foram bastante positivas e o volume de assinaturas, logo na estréia, superou todas as expectativas.Outros atores foram vitais para que Desafios do Desenvolvimento chegasse até aqui: o jornalista Celso Nucci foi o parceiro de primeira hora que desenvolveu os conceitos básicos do seu projeto editorial; e o Banco Interamericano de Desenvolvimento deu apoio financeiro para tornar realidade a idéia da revista. A eles, os nossos agradecimentos. E boa leitura a todos.

Aproveite e não deixe de mandar seus comentários para os endereços abaixo.

Cartas ou mensagens eletrônicas devem ser enviadas para:
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Diretoria de redação
SBS Quadra 01 Edifício BNDES, sala 801 - CEP 70076-900 - Brasília - DF

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334