resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Cartas

2004. Ano 1 . Edição 2 - 1/9/2004

A correspondência para a redação deve ser env iada para cartas@desaf ios.org.br ou para SBS Quadra 01 - Edifício BNDES - Sala 801 - CEP: 70076-900 - Brasília DF

Gostaria de registrar os meus parabéns pela iniciativa de criação deste novo meio de comunicação."Desafios” como este devem ser superados para que o governo e a sociedade brasileira possam juntos melhorar a qualidade de vida no Brasil, principalmente minimizando o sofrimento da classe que vive na pobreza e na miséria, até a extinção das desigualdades sociais e da discriminação em todos os seus segmentos.

Jairo A. Santos
São Paulo - SP

A matéria “Sistema Financeiro - Falta crédito no Brasil”, da primeira edição de Desafios do Desenvolvimento, não foi eqüidistante dos bancos e seus usuários.O texto de título “Juízes protegem os devedores” pinta um quadro que não retrata bem a realidade mais representativa das relações entre bancos e tomadores de empréstimos. Estamos cansados de ler relatos na imprensa, e todos nós conhecemos alguém que financiou um apartamento há uma década, já pagou o equivalente a dois apartamentos e deve mais um. E pior: sucumbindo ao poderio do departamento jurídico do banco, está prestes a ser despejado. Não é por acaso que anos a fio somos informados dos lucros astronômicos dos bancos, consistentemente muito maiores que os do ano anterior, medidos sempre em porcentuais de dois dígitos.

Afinal, qual a parcela do PIB brasileiro "gerada" (a palavra mais apropriada seria “absorvida”) pelos bancos? Como este número se compara com os de outras nações que deram certo? Deixo a idéia como sugestão para uma próxima matéria de Desafios.

Tarcísio Barreto Celestino
São Paulo - SP

Sou economista, doutor em Engenharia da Produção e professor universitário em Curitiba. Tomei contato com a revista Desafios do Desenvolvimento e a considero muito importante como fonte de consulta e de referência para meus alunos de monografia e mesmo para minhas aulas.

Prof.Moises
Curitiba - PR

Quero dar os parabéns à equipe da Desafios do Desenvolvimento por ter conseguido essa química fina de aliar o acadêmico ao jornalístico. Não é fácil, nem trivial mesclar esses dois mundos normalmente tão apartados e que, não raro, se estranham. Mas vocês conseguiram! Novamente, parabéns pelo belíssimo resultado! William Salasar, superintendente de Comunicação Social da Federação Brasileira de Bancos - Febraban Adorei a idéia da revista e do site. Fantástica. Vocês sabem que vão criar uma comunidade em torno deles. Que tal então viabilizar acriação dessa comunidade de forma virtual? Uma espécie de Orkut da Desafios? Com fórum, chat...

Gustavo Vannucchi
São Paulo - SP

Desafios do Desenvolvimento é uma revista séria, bem feita, bastante ilustrada, com gráficos, mapas, fotografias, o que a torna mais atrativa e não é muito comum nesse tipo de publicação. Gostei do começo do artigo “Iguais nas diferenças”, que trata do multiculturalismo e da liberdade cultural. Pena que a partir da metade o texto se afasta da discussão das liberdades culturais para tratar das desigualdades raciais e injustiças praticadas especificamente em relação aos negros. “Vida melhor na floresta” me encantou. Parabéns sei que fazer qualquer produto editorial nesse país é uma conquista heróica.

Cecília Rodrigues dos Santos
São Paulo - SP

ERRATA
Na edição passada os valores informados na coluna Giro sob o título “Eleições 2004” estavam errados.
Os números corretos são:

Perfil dos prefeitos brasileiros

- 94% são homens
- apenas 332 são mulheres
- 69% têm entre 40 e 60 anos apenas
- 11 têm menos de 25 anos
- 40% têm curso superior completo
- 25 prefeitos não têm escolaridade alguma

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334