resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Carta ao leitor

2005. Ano 2 . Edição 7 - 1/2/2005

Carta ao leitor

Ottoni Fernandes Jr., diretor

Números e índices são úteis e necessários como representações da realidade. Servem para orientar decisões e intervenções.Um dos problemas das estatísticas, entretanto, é que por vezes elas ensejam conclusões que não necessariamente refletem a realidade observada no dia-a-dia pelas pessoas. Ocorreu um caso assim recentemente no Brasil. A Pesquisa de Orçamentos Familiares 2002-03, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou a existência de um enorme contingente de obesos entre os brasileiros, informação que aparentemente conflita com o entendimento geral de que a fome é uma questão dramática no país que requer solução urgente. A reportagem de capa desta edição de Desafios destrincha as estatísticas do IBGE e apresenta estudos que demonstram a real situação brasileira, conhecida de todos.O Brasil é um país de contrastes.Tem gente muito rica e gente muito pobre. Tem obesos e magérrimos. Neste particular, gordos e magros sofrem de um mal comum: em geral, são malnutridos.Como se alimentam de forma errada, apresentam problemas de saúde, dificuldade no rendimento escolar e no trabalho. Por esse motivo, programas públicos como o Bolsa Família são importantes.

Outras reportagens enfocam problemas sociais brasileiros: a que trata da questão penitenciária, a que discute a economia da saúde, a que faz uma radiografia do transporte urbano no país e, especialmente, a que conta uma experiência bem-sucedida de uma organização não-governamental, o Instituto de Pesquisas Ecológicas (Ipê), que conseguiu transformar a conflagrada região do Pontal do Paranapanema, no interior paulista, num exemplo de trabalho comunitário de preservação ambiental.

Na área econômica, há outras novidades.A principal delas é a governança corporativa, uma prática que está se disseminando e que tende a criar condições para o estabelecimento de um mercado de ações mais ativo, capaz de sustentar investimentos em empresas brasileiras.

A equipe de Desafios tem buscado abordar e esclarecer questões que estão na ordem do dia, interessam a todos, e no entanto muitas vezes são apresentadas ao público de forma obscura. Esperamos estar atingindo nosso objetivo.

Cartas ou mensagens eletrônicas devem ser enviadas para:
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Diretoria de redação
SBS Quadra 01 Edifício BNDES, sala 801 - CEP 70076-900 - Brasília - DF

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334