resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Cartas

2006. Ano 3 . Edição 20 - 9/3/2006

Cartas

Quero sugerir uma reportagem sobre telefonia fixa no Brasil. Estão sucateando as linhas fixas em prol do crescimento sem controle da telefonia celular. Fizeram o mesmo com a ferrovia brasileira, como se pode ver na matéria "Uma corrida sobre trilhos", publicada na edição 9 de Desafios, em abril do ano passado. Agora é a vez da telefonia, só que neste momento temos como começar a discutir o assunto graças a equipes de trabalho como a de vocês. Não há necessidade de desperdiçar tando investimento feito em linhas digitais, até mesmo em algumas analógicas, pois ainda existem cantos que não se comunicam neste Brasil. A questão "via satélite"também tem suas implicações ambientais, dentre outras, que precisam ser respeitadas. Sou assinante de Desafios desde o início e gosto muito da revista. Parabéns!
Sônia Maria Moreira Mariquito Naime
Pará de Minas - MG

 

Prezada Sônia, agradecemos seus elogios. Na edição número 18 apresentamos uma reportagem sobre a renovação dos contratos com as concessionárias de telefonia fixa, esperamos que tenha gostado. Em breve podemos voltar ao assunto com o enfoque que você sugeriu.

Gostaria de saber como posso obter o estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sobre cabotagem citado na matéria "De vento em popa", veiculada na edição 17, de dezembro do ano passado.
Míriam Manoel Francisco
São Paulo - SP

Prezada Míriam, o estudo "Perspectivas do crescimento do transporte por cabotagem no Brasil", de autoria dos pesquisadores Carlos Alvares da Silva Campos Neto e Marília de Barros Santos, pode ser obtido no site do Ipea, www.ipea.gov.br. Você deve realizar os seguintes passos: clique em Publicações, depois em Texto para Discussão, selecione o ano de 2005 e busque o Texto para Discussão número 1. 129, que é justamente o que você procura. Também é possível localizar o estudo pesquisando a palavra "cabotagem" diretamente na Memória Técnica do Ipea. Essa orientação não foi publicada na reportagem porque na época o texto ainda não estava disponível na Internet.

Conheci Desafios nesta semana numa clínica e me apaixonei pela revista. Parabéns pelo trabalho e pela grandiosidade da proposta. Pretendo me tornar um colaborador, se houver alguma coisa que eu possa fazer aqui em Salvador, será com prazer.
Edie Meireles
Salvador - BA

Prezado Edie, agradecemos muito suas palavras e ficamos contentes ao saber que gostou da revista. Você pode nos ajudar fazendo críticas ao nosso trabalho e sugestões de reportagens.

Assustou-me a indicação das páginas no Sumário da edição número 18 de Desafios, de janeiro deste ano, pois a revista é muito qualificada.
Francisco Cock
Fontanella Piracicaba - SP

Estimado Francisco, de fato o Sumário da edição de janeiro estava errado. Houve uma repaginação da revista e não foram feitos os devidos ajustes no Sumário. Pedimos desculpas pela falha e esclarecemos que não incluímos uma errata no número seguinte porque não faz sentido publicar o Sumário certo em outra edição.

Quero informar que há um erro na reportagem "Alianças para o progresso", veiculada na edição 4 de Desafios, de novembro de 2004. A matéria que fala sobre as vantagens dos Arranjos Produtivos Locais (APL), que se multiplicam pelo país e promovem distribuição de riqueza, afirma que o sr. Lindomar José Rabelo é proprietário da Tok Final Lavanderia. Na verdade, ele é o gerente do estabelecimento de minha propriedade.
Cristiano de Camargo Pereira
Jaraguá - GO

Erramos

O artigo "Grandes potenciais e singelos passos", publicado na página 40 da edição passada, foi escrito em co-autoria por João Alberto De Negri e Alexandre Messa, e não apenas com a colaboração de Alexandre Messa, como foi informado.

Senti falta de maior repercursão na revista Desafios sobre o Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, concedido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e pelo governo federal. Mais de 20 iniciativas nacionais foram premiadas e poderiam servir de inspiração para a solução de diversos problemas locais e nacionais. Sugiro uma edição (talvez especial) sobre os diversos cases vencedores.
Valério Turnes
Florianópolis - SC

Caro Valério, concordamos plenamente com sua opinião a respeito da importância do Prêmio ODM, tanto é que estamos incluindo nesta edição uma reportagem sobre a organização nãogovernamental Acolhida na Colônia, que foi um dos vencedores. Esperamos que você goste. Pretendemos continuar produzindo matérias sobre os diversos projetos laureados, como exemplo de boas práticas

A correspondência para a redação deve ser env iada para cartas@desaf ios. org. br ou para SBS Quadra 01 - Edifício BNDES - Sala 801 - CEP: 70076-900 - Brasília DF

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334