resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Carta ao leitor

2006. Ano 3 . Edição 21 - 4/4/2006

Carta ao leitor

A reportagem de capa desta edição de Desafios traz uma excelente constatação: a mentalidade do empresariado brasileiro evoluiu muito. De todos os cantos do mundo corporativo surgem novidades. A administração busca padrões internacionais de excelência e transparência. As linhas de montagemincorporam novas tecnologias, que geram produtos melhores e mais baratos. Os avanços facilitam a inserção no mercado externo, o que traz divisas para o país. Mas os benefícios não se restringem aos sócios. Estudos mostram que as empresas inovadoras empregam mais e pagam melhores salários. Além disso, elas costumam cultivar a responsabilidade ambiental e social. Outra reportagem também aborda a questão social, desta vez em condições bem mais hostis.

Na página 52, a matéria "Cidade legal" apresenta uma experiência inovadora da prefeitura carioca. Equipes técnicas instaladas em postos nas favelas trabalham para promover melhorias urbanas, orientar os moradores na hora de construir e reformar suas casas, e incluir as vielas dos morros no mapa oficial da cidade. As favelas e suas condições precárias surgem ainda na entrevista com o cientista Luiz Hildebrando, publicada na página 8. O professor, reconhecido internacionalmente como uma autoridade em doenças tropicais, fala de sua experiência na implantação de um centro de estudos em Rondônia e diz que a infra-estrutura de pesquisa no Brasil sofre mais por problemas administrativos do que pela falta de recursos. Conclusão semelhante é apresentada na reportagem "Tempo real", que trata das filas enfrentadas pelos pacientes nos hospitais.

Algumas experiências mostram que alterações na gestão conseguemoperar "milagres", reduzindo muito o tempo de espera e seus efeitos nefastos. Outro bom resultado obtido por meio de mudança administrativa é mostrado na matéria da página 24, que fala sobre o desempenho do turismo. Quase todos concordam que os números recordes são fruto da criação do Ministério do Turismo, que deu novo impulso ao setor. E, por falar em viagens, a reportagem "Diversão e arte" trata de um dos destinos prediletos do brasileiro em 2006: a sede da Copa do Mundo. A matéria conta como a tecnologia promete dar um show à parte nos gramados e nas arquibancadas alemãs. E mais: em breve as novidades devem desembarcar no Brasil para serem desfrutadas por atletas e torcedores. Vale a pena saber. Boa leitura!

Andréa Wolffenbüttel, Editora-Chefe

Cartas ou mensagens eletrônicas devem ser enviadas para: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. Diretoria de redação: SBS Quadra 01, Edifício BNDES, sala 801 - CEP 70076-900 - Brasília, DF Visite nosso endereço na internet: www.desafios.org.br

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334