resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Cartas

2006. Ano 3 . Edição 22 - 5/5/2006

Cartas

A correspondência para a redação deve ser env iada para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou para SBS Quadra 01 - Edifício BNDES - Sala 801 - CEP: 70076-900 - Brasília DF

Li a matéria sobre a Copa do Mundo, publicada na edição de abril, e fiquei impressionado com volume de informações. Praticamente tudo foi novo para mim, particularmente a utilização da tecnologia nos jogos, na vestimenta dos jogadores e torcedores etc. Excelente reportagem.
Maílson da Nóbrega
Consultor
São Paulo - SP


Sou assinante de Desafios e gostaria de saber se vocês têm alguma matéria ou estudo sobre o consumo de etanol (ou álcool combustível) no Brasil desde a década de 1990 até 2004. Caso não tenham, gostaria que indicassem onde posso achar dados mais detalhados.
Eduardo André Gentil
Vitória da Conquista - BA

Prezado Eduardo, Desafios publicou uma reportagem sobre biodiesel, que também engloba o etanol, no número 7, de fevereiro do ano passado. Você pode acessar esse material em nosso site (www.desafios.org.br), por meio da pesquisa de edições anteriores. Além disso, você encontrará estatísticas sobre produção de álcool no Brasil durante o período solicitado na home page da União da Agroindústria Canavieira de São Paulo (Unica), no endereço: www.unica.com.br.

Erramos
O leitor José Aldemir Freire, de Natal, no Rio Grande do Norte, nos escreveu informando que há um erro de identificação na legenda da foto publicada na página 35 da edição número 20, de março deste ano, na reportagem “Muito além do astronauta”, que trata do Programa Espacial Brasileiro. Freire esclarece que a terceira foto da série é uma imagem da foz do Rio Piranhas-Açu, no Rio Grande do Norte, onde se pode ver as salinas da cidade de Macau, bem como o cordão de dunas móveis, em branco. A fotografia foi erroneamente identificada como sendo do Baixo Vale do Rio Açu, no Rio Grande do Sul.

No final do mês de dezembro de 2005, fui procurado por um jornalista da revista Desafios, que me pediu colaboração para uma matéria que estava escrevendo sobre a pesca no Brasil. Apesar de ter sido quase na véspera de Natal, me propus a ajudá-lo e deixei de lado algumas atividades para atendê-lo da melhor maneira possível, como de costume. Questionei se antes da matéria ser publicada eu poderia dar uma olhada e a resposta foi positiva, mas ontem, ao chegar na universidade, encontrei na caixa de correio um envelope com a revista. Li a reportagem. Fui citado apenas na sexta página e fiquei muito contrariado com o que vi. Fui classificado como especialista na identificação de fraudes econômicas em pescados congelados, categoria na qual não me enquadro. Fica muito difícil para um profissional que trabalha com o setor pesqueiro em suas pesquisas visando ao crescimento do setor ser intitulado "especialista na identificação de fraudes econômicas". Isso vai contra os parceiros que tenho no setor e me deixou extremamente preocupado. Sou professor do curso de Engenharia de Alimentos na Unisinos e professor convidado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde ministro a disciplina Tecnologia do Pescado, mas na reportagem consto apenas como coordenador do Grupo de Interesse- Pescado, professor de Tecnologia do Pescado na UFRGS, doutor em Engenharia de Produção e consultor internacional da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Sendo assim, gostaria que os editores de Desafios publicassem os devidos esclarecimentos.
Alex Augusto Gonçalves
Professor
Porto Alegre - RS

Prezado professor, queremos agradecer sua colaboração com nossa equipe e lamentar profundamente sua decepção ao ler a reportagem. A seguir, o esclarecimento de todos os pontos elencados em sua mensagem. Primeiramente, nenhuma pessoa externa à revista Desafios tem acesso aos textos antes da publicação. Isso seria inviável, uma vez que conversamos com quase uma centena de entrevistados para elaborar cada edição. Também geraria a oportunidade para que interessados exercessem pressões ou tentativas de censura à independência editorial, questão de fundamental importância para a revista. Em segundo lugar, quanto à sua reclamação por ter sido apresentado como especialista na identificação de fraudes econômicas em pescados congelados, gostaríamos de lembrálo que no documento que nos enviou o senhor informa: "tenho enfocado minhas pesquisas com o assunto do momento, ou seja, a fraude econômica em pescado congelado". Certamente essas palavras levaram o repórter a acreditar que o senhor fosse especialista no tema. Como não é, pedimos desculpas. Por fim, o senhor se queixa que não foi mencionado como professor da Unisinos. De fato, entre as oito qualificações que nos apresentou, consta em primeiro lugar o trabalho na Unisinos. Porém, como não era possível citar todas, optamos apenas por duas bastante significativas, as referentes à UFRGS e à FAO. Mais uma vez lamentamos se a escolha foi incorreta. Esperamos, assim, ter apresentado justificativas que satisfaçam aos seus reclamos.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334