resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Cartas

2006. Ano 3 . Edição 28 - 8/11/2006

Cartas

Aviso aos leitores

Temos recebido muitas cartas de leitores perguntando se podem enviar artigos para serem publicados em Desafios. Informamos que teremos o maior prazer em receber o material desde que:

  • Seja escrito por um especialista no tema.
  • Seja exclusivo, isto é, não tenha sido publicado em nenhum outro eículo nem venha a ser no futuro.
  • O tamanho não exceda 4 mil caracteres com espaços.
  • Esteja escrito em linguagem acessível a leigos.
  • Venha acompanhado do currículo do autor.
  • Venha acompanhado de foto do autor em alta definição.

Ainda assim, os artigos podem não ser publicados, caso não sejam considerados de interesse do público ou haja falta de espaço.

 

Cartas

Gostaria de sugerir que Desafios fizesse uma matéria sobre poluição, meio ambiente e responsabilidade social da indústria têxtil no Brasil.Gostaria muito de ler uma reportagem sobre esses temas na linguagem da revista.
Gisela Xavier da Silva
Montes Claros - MG
Cara Gisela,muito obrigada por sua sugestão. Pretendemos atendêla em breve.

Gostei muito da matéria “Mudança de marcha”, publicada na edição de outubro, a respeito dos projetos automobilísticos desenvolvidos no Brasil. Ela derruba de vez o mito de que as montadoras estrangeiras desenvolvem os carros lá fora e para nós sobra somente a tarefa de copiá-los. Parabéns!
Ronaldo Castro
Engenheiro
São Paulo - SP

Na coluna “O que é?”, da seção “Indicadores”da edição de outubro, na página 64, há uma imprecisão que poderá gerar algum transtorno.Trata-se do termo FOB (Free on Board), que, de acordo com a padronização Incoterms 2000 (CCI), significa que a obrigação do exportador é colocar a mercadoria dentro do navio, desembaraçada para exportação.No caso de uma exportação “FOB FÁBRICA”, não é aconselhável usar esse termo,pois o correto seria Ex Work ou mesmo FCA dos Incoterms 2000.Vale lembrar que os Incoterms têm a finalidade de regular o comércio internacional (divisão de custos e transferência de riscos), e não o mercado interno dos países.A utilização indevida dos termos americanos,principalmente em importações brasileiras, tem gerado uma série de problemas para importadores e bancos, como se pode constatar na circular 2730/96 do Banco Central.
Antenor Marques Seabra Junior
Ribeirão Preto - SP

Prezado Antenor, agradecemos muito sua atenção e sua colaboração. Porém, gostaríamos de lembrá-lo que, na coluna referente ao termo FOB, dizemos que ele deve ser aplicado somente em transações internacionais. E informamos também que ele se tornou tão popular que acabaram surgindo variações “informais” usadas no comércio interno.

Na matéria “O triste fim do pingüim de geladeira”, publicada na edição de setembro,na seção “Melhores Práticas”, na página 58, fala- se que o R-134a é um “fluido à base de CFC”. Na verdade, ele é um fluido livre de CFC.
José Antonio Perrella Balestieri
Guaratinguetá - SP

Erramos

Na reportagem “Sob o teto que não protege”, publicada na edição de outubro/2006 de Desafios, há um erro de informação. No segundo parágrafo da página 17, consta o seguinte o trecho: “(...) a pesquisa Perfil Municipal, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou a existência de 16.433 favelas no país.Nelas moram cerca de 2,3 milhões de pessoas...”. Na verdade, a pesquisa constatou a existência de 2,3 milhões de domicílios.

 

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334