resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Cartas

2006. Ano 3 . Edição 29 - 11/12/2006

Cartas

correspondência para a redação deve ser enviada para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . br ou para SBS Quadra 01 - Edifício BNDES - Sala 801 - CEP: 70076-900 - Brasília DF

Sou professor aposentado da Universidade Federal de Juiz de Fora e, de modo geral, acho que esta revista merece parabéns, mas, mesmo não sendo economista, sou obrigado a criticar os artigos sobre a Previdência. Como no resto da imprensa, eles admitem sem comentários que as finanças do INSS sejam administradas no regime de caixa, e não no de competência, e não lembram que, no projeto original, os benefícios viriam da renda das aplicações de longo prazo das contribuições do empregado, do empregador e do governo. Vá lá que não se critique as estranhas aplicações feitas desde os anos 1930, nem que a nossa "magnífica"assistência médica gratuita tenha sido criada sem outras fontes de recursos, nem que o governo jamais tenha pago a sua parte das contribuições e que muitos empregadores também não. Mas pelo menos que isso seja lembrado para explicar que, sem haver fundos rendendo para pagar as aposentadorias, o governo tenha passado a pagá-las diretamente do caixa. O que não pode é Desafios aceitar passivamente a "solução"de atribuir o problema ao aumento da esperança de vida dos segurados.

Hélio Novak
Professor
Juiz de Fora - MG

Caro professor, agradecemos seu comentário, mas gostaríamos de lembrá-lo que os artigos assinados por especialistas refletem apenas a opinião de seus autores. Na mais extensa reportagem sobre previdência social publicada por Desafios, na edição de outubro de 2005, foi amplamente debatida a questão do financiamento da Previdência. E foram contempladas as diversas correntes. Tanto a que defende a Previdência como um sistema fechado como a que vê a previdência como uma ferramenta de redistribuição de renda, sendo, portanto, um recurso para financiar outras necessidades além do pagamento de pensões e aposentadorias aos contribuintes.

Sinto falta de matérias e artigos voltados para a terceira idade: direitos, inclusão social ou reinclusão social e outras temáticas dentro dessa classe. Acredito ser esse um dos desafios muito importantes que temos pela frente. Não podemos olhar o hoje e o amanhã quando o ontem e quem faz parte dele fica esquecido, pois deles vieram as contribuições para sermos o que somos hoje.

Adriana Miranda
Natal - RN

Prezada Adriana, você tem razão. O tema merece mesmo uma boa reportagem. Vamos providenciá- la. Aguarde.

Gostaria de parabenizá-los pela excelente publicação. Sou economista e, além de lê-la toda, ainda a uso para pesquisas e repasso aos meus colegas de trabalho.

Sidney Tófoli
São Paulo - SP

Na seção Giro, da edição de novembro, na página 7, há uma nota sobre salários que é um desacato. Primeiro porque utiliza dados atrasados - há dados sobre salários disponíveis para 2005 desde setembro último - seja considerando os empregados com carteira assinada da RAIS, seja as informações amostrais da PIA e PIM. Depois porque toma as médias salariais como se elas fossem um indicativo do que se passa no bolso do ocupado individual. E por fim porque sugere que o comportamento de 2000 a 2004 é homogêneo e que não houve a retomada do crescimento das médias a partir de 2003 e o que ocorreu nos dois anos subseqüentes, inclusive no que diz respeito às médias por tamanho de empresa.

Paula Montagner
Brasília - DF

ERRAMOS

O leitor Paulo Ferrucio nos escreveu informando que a nota "Caixinha, obrigado", veiculada na seção Giro, na página 6 da edição de novembro de 2006, está errada. O Brasil foi classificado em 23º lugar no ranking dos países cujos exportadores são mais propensos a pagar propina, e não a receber, como diz o texto publicado. O leitor ainda traz uma série de informações adicionais interessantes.

"Para melhor entender esse resultado é importante esclarecer que a Índia, o 30º país do ranking, é considerado o que mais paga propina. E a Suíça, o número 1, é o que menos paga propina. Também é importante acrescentar que na pesquisa de 2006 da Transparência Internacional, divulgada em Berlim no dia 6 de novembro de 2006, o Brasil aparece como 70. º colocado (com índice 3, 3) entre os 163 países pesquisados onde mais se recebe propina, ao lado de China, Índia, México e Peru. E entre os países onde menos se recebe propina estão empatados (com índice 9, 6) Finlândia, Islândia e Nova Zelândia. Resumindo: o Brasil aparece na 23ª posição entre os trinta maiores corruptores e na 70ª posição entre os 160 mais corruptos. O relatório também destaca que a corrupção no mundo movimenta 1 trilhão de dólares por ano, ou cerca de 3 bilhões de dólares por dia. E que há uma correlação entre corrupção e pobreza. Por exemplo, o Haiti aparece na 163. ª posição, com o índice 1, 8.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334