resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Carta ao leitor

2007 . Ano 4 . Edição 32 - 7/3/2007

Carta ao leitor

Definir qual matéria seria a capa desta edição foi particularmente difícil. O leque de opções era muito bom e precisaríamos, no mínimo, de duas capas para fazer justiça. Mas fomos obrigados a escolher uma, e a excelente reportagem "Concorrência para valer", sobre o setor de telecomunicações, acabou conquistando o primeiro lugar. Na matéria, Ottoni Fernandes Jr. mostra as conseqüências que a convergência de mídias está provocando entre as empresas de telecomunicações. As operadores de telefonia vendem conteúdo, os provedores de Internet oferecem ligações telefônicas, as TVs por assinatura dão acesso à Internet. enfim, as fronteiras são cada vez mais confusas e a legislação existente é insuficente para responder às necessidades do setor. Enquanto não se estabelece um marco regulatório abrangente, as companhias vão ocupando mais espaço com aquisições parciais, integrais, fusões etc. Vale a pena se informar, porque o debate sobre a mudança no Código Brasileiro de Telecomunicações deve ser destaque ao longo de 2007. A segunda reportagem que quase foi parar na capa é a sobre transplantes. O Brasil conta com excelentes profissionais, que nos colocam entre os países mais avançados em termos de transplantes. Porém, essa modernidade só existe na sala de cirurgia. O longo caminho que o paciente percorre desde o diagnóstico da doença até a operação é marcado por todo tipo de problema. Mutos médicos não estão preparados para identificar as condições e proceder à captação de órgãos, o que faz com que preciosas oportunidades sejam perdidas. Também não existe um cadastro nacional e unificado de pessoas na fila de espera, assim como não há estatísticas confiáveis e atualizadas para auxiliar os que procuram aprimorar as práticas. Mesmo assim, a reportagem traz boas notícias, já que o Ministério da Saúde está treinando equipes que vão ajudar a aumentar as doações e o número de cirurgias. Outra reportagem que também traz esperança está na página 46. Ela mostra as mudanças no perfil dos idosos. As pessoas vivem cada vez mais e melhor, e a sociedade se prepara para conviver com essa grande fatia da população que continua a produzir, consumir e exigir. Eles são a nova velha geração. Nesta edição, ainda discutimos o fenômeno da Argentina, que, cinco anos após uma tenebrosa crise econômica, cresce a taxas de 8% ao ano e atravessa uma onda de euforia das compras. Há uma reportagem sobre as falhas na cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), um dos tributos que mais contribuem para melhorar a vida nas cidades; e outra que mostra 33 escolas públicas que, com criatividade e disposição, conseguiram driblar as difíceis condições sociais de seus alunos e obtiveram surpreendentes resultados positivos na Prova Brasil. Bons exemplos. Boa leitura!

Andréa Wolffenbüttel, Jornalista Responsável

Cartas ou mensagens eletrônicas devem ser enviadas para: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Diretoria de redação:
SBS Quadra 01, Edifício BNDES, sala 801 - CEP 70076-900 - Brasília, DF
Visite nosso endereço na internet: www.desafios.org.br

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334