resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Cartas

2007 . Ano 4 . Edição 32 - 7/3/2007

Cartas

reproduçãoGostaria de manifestar minha surpresa ao ler a reportagem "Cabo de guerra" (Desafios nº 29, dezembro/ 2006), sobre a questão do licenciamento ambiental. Para a reportagem (e alguns dos entrevistados), a necessidade de adequação ambiental e participação popular nos processos de tomada de decisão ambiental são entraves. Surpreende, pois não esperava que o Ipea (por meio da revista Desafios do Desenvolvimento, da qual sou assinante) tratasse as questões ambientais como entrave, retomando uma visão pré- Rio/92 sobre o assunto. Também jamais esperava que a possibilidade de a população se manifestar nos processos de licenciamento ambiental fosse considerada um entrave. Adequação ambiental é condicionante de todas as atividades (públicas e privadas) e a participação popular (diretamente ou por meio do Poder Judiciário) é democracia direta sendo colocada em prática. Acerta a reportagem ao destacar a necessidade de desburocratização do procedimento de concessão das licenças. Burocracia excessiva é, sim, um entrave que deve ser resolvido, mas que não justifica a redução das exigências ambientais. Me surpreende uma revista tão progressista (no bom sentido) retomar algumas das idéias de crescimento a qualquer custo e de democracia autoritária.

Leonardo Zagonel Serafini
Curitiba - PR

Prezado Leonel, o intuito da reportagem não era considerar como entraves a adequação ambiental dos projetos nem a participação popular. O objetivo foi mostrar que estamos falhando na hora de conciliar proteção do meio ambiente com estímulo ao desenvolvimento. Claro que se trata de uma questão delicada, mas a matéria procurou apresentar diferentes pontos de vista, constatando que todos têm parcela de razão. E, sobretudo, concluindo que existe carência de recursos humanos e materiais para atender a demanda de emissões de licenças.

 

Primeiramente quero parabenizálos pela ótima reportagem, pela competência em adquirir as informações e finalmente pela diagramação da matéria "Fábrica de sons" (Desafios nº 30, janeiro2007). Adorei o texto e acho, sinceramente, que uma cópia deveria ser não somente enviada, mas "lida" pelos nossos ministros Gilberto Gil e Luiz Fernando Furlan, além do próprio presidente Lula e do ministro Ciro Gomes. Acho que os sensibilizaria para melhorar as condições dos incentivos e estímulos para o aprendizado musical no Brasil.

Juliano Diniz
Empresário
Franco da Rocha - SP

 

Considero oportuna a inclusão no site de Desafios de um link sugerindo o encaminhamento a algum amigo. Isso aumentaria muito a divulgação da revista.

Cláudio Machado
Recife - PE

Prezado Cláudio, agradecemos a sugestão e vamos implementá-la.

 

Gostaria de informar que recebi o exemplar do mês de janeiro de 2007 e estou muito satisfeita com o conteúdo da revista. Parabéns!

Darlyne Fontes Virginio
Natal - RN

 

Pertenço a uma ONG que trabalha com pequenos agricultores, moradores do campo, em regiões distantes do progresso. Eles não têm luz nem energia elétrica, e eu gostaria de ajudá-los. Para tanto, preciso obter mais informações sobre o sistema de eletrificação rural apresentado na reportagem "Uma idéia luminosa" (Desafios nº 31, fevereiro/2007).

Boris Ramos
Viña del Mar - Chile

Caro Boris, o meio mais fácil de conseguir as informações solicitadas é entrando em contato com a ONG Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas e da Auto-Sustentabilidade (Ideaas), fundada pelo engenheiro Fabio Rosa. O endereço da instituição na Internet é www.ideaas.org.br.

 

Com todo o respeito, discordo dessa idéia de taxar carros pelo fato de que muitos problemas são causados por eles. Já pago o suficiente em impostos e vocês ainda querem criar mais uma despesa para a combalida receita da classe média? Meu carro é um simples Fiat Uno 1. 0, não é muito poluente, utiliza álcool/gasolina e só o utilizo nos fins de semana. Logo, como podem constatar, já limito seu uso conscientemente. Não dêem idéias a governantes ladrões para que eles possam, nos roubando, roubarem mais ainda, aumentando, inclusive, o próprio salário.

Robermar Ferreira Vieira
Rio de Janeiro - RJ

Caro Robemar, a reportagem sobre o pedágio urbano (Desafios nº 31, fevereiro/2007) foi feita em busca de alguma solução para os engarrafamentos que infernizam a vida dos motoristas das grandes cidades. Porém, no seu caso, queremos informá- lo que não terá de pagar pedágio algum, já que o sistema seria instituído apenas em algumas regiões e, certamente, somente nos dias úteis. Portanto, parabéns pelo uso consciente do carro e fique tranqüilo que seus gastos não aumentarão por causa do pedágio urbano.

 

Gostei muito da entrevista com o dr. Ciro de Quadros (Desafios nº 31, fevereiro/2007). É bom saber que existem brasileiros espalhados pelo mundo fazendo coisas tão importantes para a ciência e para a humanidade.

Marisa Mendes
Farmacêutica
São Paulo - SP

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334